Foto: Divulgação / Cesama
A Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) deu início, na última quinta-feira (24 de julho), a uma ação inovadora para combater perdas no sistema de distribuição de água em Juiz de Fora. Com isso, a empresa passou a realizar pesquisas noturnas de vazamentos, utilizando equipamentos de alta precisão. Dessa forma, a ação visa não apenas melhorar o abastecimento, mas também garantir maior eficiência nas redes de distribuição.
Trabalhos ocorrem à noite para evitar incômodos
As equipes realizam as pesquisas de segunda a sexta-feira, entre 22h e 5h, buscando, assim, evitar ruídos e interferências na rotina da população. Dessa maneira, os técnicos especializados utilizam geofones eletrônicos, hastes de escuta e outros instrumentos modernos para detectar vazamentos ocultos. Em casos específicos, pode ser necessário retirar temporariamente os hidrômetros das residências, o que contribui para uma aferição mais precisa da pressão de abastecimento.
Região Norte recebe a primeira etapa da ação
A pesquisa começou pela Região Norte da cidade, incluindo áreas como as avenidas Antônio Simão Firjan, Presidente Juscelino Kubitschek, Garcia Rodrigues Paes e Brasil. A Cesama espera expandir a pesquisa para toda a cidade nos próximos doze meses, atuando de forma abrangente para garantir maior cobertura.
Lucas Machado, coordenador de Macromedição e Macromedição (CMM) da Cesama, destaca que essa ação é fundamental para otimizar o sistema de abastecimento:
“Essa pesquisa nos permite identificar vazamentos que, muitas vezes, não aparecem na superfície. Portanto, ao agir com tecnologia de ponta e precisão, conseguimos atuar de forma preventiva, reduzindo impactos futuros.”
Equipes atuam com segurança e identificação
Para garantir a segurança das operações, as equipes contratadas pela Cesama estarão uniformizadas, com vestimentas refletivas e crachás de identificação. Além disso, os veículos utilizados terão sinalização adequada e, se necessário, ocorrerão demarcações nas vias para garantir a segurança tanto dos profissionais quanto de motoristas e pedestres.