Foto: Divulgação / Prefeitura
Na última quarta-feira (9 de julho), a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) identificou e autuou um empreendimento no bairro Grama por causar desmatamento irregular. A ação partiu da equipe de fiscalização da Secretaria de Desenvolvimento Urbano com Participação Popular (SEDUPP), que realizou vistoria no local após denúncias.
Durante a inspeção, os fiscais constataram que os responsáveis pelo loteamento promoveram movimentação de terra e abriram vias, o que resultou no corte e na derrubada de diversas árvores, incluindo espécies nativas. Dessa forma, o empreendimento cometeu um crime ambiental, segundo os critérios definidos pela legislação municipal.
Diante da infração, a equipe aplicou um auto de infração gravíssimo por degradação ambiental. Além disso, os fiscais também emitiram um auto de notificação, exigindo que os responsáveis apresentem à PJF um projeto de recuperação das áreas degradadas. A multa, nesse caso, pode chegar a R$ 128 mil, dependendo da gravidade e extensão do dano.
A prefeitura reforça que a fiscalização atua de forma contínua para garantir o ordenamento territorial e proteger o meio ambiente urbano. Por isso, incentiva a população a colaborar, denunciando irregularidades pelo site Prefeitura Ágil ou pelo WhatsApp da fiscalização, no número (32) 3690‑7984.