Foto: Reprodução
A 32ª edição do Torneio Leiteiro e Mostra de Bezerras da Comunidade de Pires, em Juiz de Fora, começa nesta quinta-feira (3 de julho), e promete movimentar o campo da comunidade até domingo (6 de julho). Com entrada gratuita em todos os dias, o evento oferece uma programação diversa que une tradição, lazer, capacitação técnica e valorização dos produtores rurais.
Logo no primeiro dia, a movimentação começa às 14h com a chegada dos animais. Em seguida, às 18h, ocorre a primeira esgota (retirada do leite). Já às 19h30, uma missa marca o início oficial das festividades. Logo depois, às 20h30, a dupla Pedro Henrique e Nalbert sobe ao palco para o primeiro show da festa.
Na sexta-feira, a programação começa cedo. A primeira ordenha do dia acontece às 8h, enquanto a segunda está marcada para as 19h. À noite, o palco recebe os shows de Hugo e Alex, às 21h, e André dos Teclados, à meia-noite. Dessa forma, a música embala o público até o fim do dia.
No sábado, o dia será de intensa movimentação. Além da terceira ordenha, marcada para 8h, o Projeto JF Lazer promove brincadeiras e atividades gratuitas para crianças e famílias, das 8h às 12h. Ao mesmo tempo, produtores rurais participam do treinamento técnico “A vaca do futuro”, às 10h, com a médica veterinária Vanessa Teixeira, da Belgo Arames. O curso vai abordar temas como caracterização e seleção de bezerras e vacas leiteiras.
Logo após, às 11h, acontece o julgamento das bezerras. Já às 13h, começa o tradicional Encontro de Cavaleiros e Amazonas, seguido por uma sequência de apresentações musicais. Entre elas, destaque para os shows de Alessandro Barbosa e João Ligeiro, Ricardões do Forró e Forró Chapanejo, que agitam a noite rural.
No domingo, a festa começa com a quinta ordenha às 8h. Em seguida, às 11h, os organizadores premiam os produtores. Depois disso, o público participa de um almoço de confraternização às 12h30. Para fechar a festa com chave de ouro, o Trio GW2 se apresenta às 13h, e um show de prêmios acontece às 15h.
Lazer, capacitação e tradição no mesmo evento
Além das atrações culturais, o torneio reforça a importância do conhecimento técnico no campo. Com capacitações e ações educativas, os organizadores buscam valorizar os pequenos produtores e oferecer informação de qualidade. Ao mesmo tempo, promovem o lazer e o fortalecimento dos laços comunitários.