Foto: Divulgação / PJF
Na sexta-feira (27 de junho), a Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) promoveu uma nova ação cultural em Juiz de Fora. Dessa vez, o projeto “Fala ae Juventude” levou uma oficina de poesia ao Centro Socioeducativo da cidade. A atividade foi conduzida pelo poeta Preto Vivo, que é referência na poesia falada local e vencedor do Slam Estadual de Poesia.
Poesia como ferramenta de transformação
Durante a oficina, os adolescentes em medida socioeducativa vivenciaram a poesia como uma forma de expressão. Além disso, puderam refletir sobre suas histórias e emoções de maneira criativa. Preto Vivo compartilhou experiências pessoais e ensinou técnicas da poesia falada. Com isso, incentivou os jovens a se expressarem com mais liberdade e sensibilidade.
Arte que fortalece identidade e autoestima
Por meio da poesia e da cultura hip hop, a oficina contribuiu para o fortalecimento da autoestima dos participantes. Como resultado, os adolescentes puderam enxergar novas possibilidades de futuro. A proposta do projeto é, justamente, criar espaços onde eles se sintam ouvidos e valorizados. Assim, mesmo dentro de um ambiente de privação de liberdade, é possível desenvolver novos caminhos.
Políticas públicas que acreditam na juventude
Segundo Felipe Souza, assessor da SEDH, ações como essa mostram o valor da arte na construção de políticas públicas eficientes. “A oficina com Preto Vivo é mais um passo no compromisso de desenvolver iniciativas que compreendam a juventude em sua complexidade e potencial”, afirmou. Ou seja, cada atividade contribui diretamente para um processo de transformação mais justo e humano.
Fala ae Juventude segue promovendo protagonismo
O projeto “Fala ae Juventude” continua levando arte, escuta e diálogo a jovens em situação de vulnerabilidade. Com oficinas e rodas de conversa, a proposta é ampliar horizontes e incentivar o protagonismo juvenil. Dessa forma, a iniciativa reafirma que todos os jovens têm direito à palavra, à escuta e à reconstrução de suas trajetórias.
JF Informa – Leia notícias de Juiz de Fora e região