Foto: Agência Brasil
Os candidatos interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 precisam se apressar. O prazo para inscrição termina nesta sexta-feira (13 de junho), às 23h59, no horário de Brasília. O Ministério da Educação (MEC) havia prorrogado o período em uma semana, já que o encerramento inicial seria no dia 6 de junho.
Como fazer a inscrição
Para se inscrever, o candidato deve acessar exclusivamente a Página do Participante, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Após concluir o processo, o sistema disponibiliza o boleto de pagamento no valor de R$ 85. O documento aparece na tela inicial logo depois da inscrição. É possível pagar a taxa por Pix, cartão de crédito, débito em conta ou poupança. Com a prorrogação do prazo, o pagamento pode ser feito até quarta-feira (18 de junho).
Entretanto, o Inep não gera boleto para duas situações. A primeira é quando o estudante está concluindo o ensino médio em escola pública em 2025, seja no ensino regular ou na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A segunda ocorre quando o participante informa que tentará o certificado de conclusão ou a declaração parcial de proficiência e está inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico).
Quem precisa se inscrever
Embora muitos estudantes contem com inscrição pré-preenchida, é obrigatório atualizar os dados e confirmar as informações. Isso vale para quem está no 3º ano do ensino médio em escola pública. Além disso, quem teve isenção da taxa ou justificou ausência no Enem 2024 também deve se inscrever. O Inep reforça que essas situações não garantem inscrição automática.
Aqueles que buscam o certificado de conclusão do ensino médio devem se inscrever e atingir ao menos 450 pontos em cada área do conhecimento e 500 pontos na redação. Para isso, é necessário ter 18 anos ou mais. Já o participante treineiro, que ainda não concluiu o ensino médio, pode usar o exame para se autoavaliar.
Datas das provas
As provas ocorrerão nos dias 9 e 16 de novembro em todo o país. No entanto, em Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, os exames serão realizados nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro. O motivo é a realização da COP 30, a conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas, na capital paraense.
O Enem continua sendo a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil. Por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (Prouni), milhares de candidatos buscam vagas em instituições públicas e bolsas de estudo.
JF Informa – Leia notícias de Juiz de Fora e região