Skip to content

JF Informa

Você sempre muito bem informado!

Primary Menu
  • Início
  • Horários dos ônibus
  • Contato
  • Loja
    • Consultoria
    • Treinamentos
    • Marketing
    • Anúncios
    • Pedidos
    • Carrinho
  • Anuncie aqui
Grupo de Whatsapp
  • Política

Juiz de Fora institui 12 de maio como o Dia da Rua de Direitos

João G. 26 de maio de 2025

Compartilhe:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
Rua de Direitos em Juiz de Fora - Por Welison Oliveira (2)

Foto: Welison Oliveira

-Continua após a publicidade-

A partir de agora, Juiz de Fora celebrará todos os anos, no dia 12 de maio, o Dia da Rua de Direitos. A lei foi sancionada na sexta-feira (23 de maio), pelo presidente da Câmara, vereador Zé Márcio-Garotinho (PDT), que está como prefeito em exercício desde o dia 19.

Com essa medida, a cidade passa a contar com uma data dedicada à realização de ações voltadas às pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social. Estão previstas, anualmente, atividades como emissão de documentos, atendimentos de saúde, serviços de cidadania, além da distribuição de alimentos, roupas e outros cuidados essenciais.

Iniciativa surgiu após evento bem-sucedido

A ideia de criar a data oficial nasceu após o sucesso do evento realizado no último 12 de maio, no Parque Halfeld. Organizado pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), o Rua de Direitos reuniu dezenas de entidades públicas, privadas e do terceiro setor.

-Continua após a publicidade-

Segundo Zé Márcio-Garotinho, “a criação da lei é fruto da união entre os três poderes e da grande participação da sociedade”. Por isso, ele defendeu a importância de repetir a ação todos os anos e buscar outras oportunidades semelhantes ao longo do calendário.

Resultados práticos e mobilização social

Além do atendimento direto à população, o evento demonstrou o impacto social positivo da mobilização conjunta. O vereador André Luiz Vieira (REPUBLICANOS), presidente interino da Câmara, destacou que cerca de dez pessoas pediram ajuda para internação em clínicas de recuperação.

Dessa forma, o evento vai além da prestação de serviços: ele oferece esperança e oportunidades reais de mudança de vida. “Vimos o envolvimento genuíno de diversos setores da sociedade. Isso mostra que todos estão dispostos a contribuir com a causa”, afirmou Vieira.

-Continua após a publicidade-

Enquanto isso, representantes do Executivo também defenderam a iniciativa. O secretário de Governo, Ronaldo Pinto Júnior, afirmou que a criação da data “valoriza uma causa fundamental e mostra como, juntos, somos mais fortes”.

Por fim, o vereador Juraci Scheffer (PT) reforçou que iniciativas como essa ajudam a transformar a cidade. “Quando os poderes e a sociedade civil se unem, conseguimos melhorar a vida coletiva. Precisamos manter esse espírito de cooperação.”

Curtir isso:

Curtir Carregando...
-Continua após a publicidade-
-Continua após a publicidade-

Post navigation

Previous: Temperaturas amenas e muitas nuvens marcam a semana em JF
Next: Inscrições para o Enem 2025 começam nesta segunda-feira

relacionado

Escrita Em Barile - Divulgação
  • Política

Juiz de Fora aprova lei que garante IPTU em braile para pessoas com deficiência visual

João G. 26 de janeiro de 2026
Prédio da Câmara Municipal de Juiz de Fora - por João Gabriel
  • Política

Lei proíbe financiamento público para eventos racistas, machistas e LGBTfóbicos em Juiz de Fora

João G. 12 de janeiro de 2026
Placa de velocidade na Serra do Bandeirantes
  • Política

Vereador sugere pagamento de multas com doações de sangue em Juiz de Fora

João G. 9 de janeiro de 2026
JF Informa - 2025 © Todos direitos reservados aos autores! | MoreNews by AF themes.
%d