Foto: João Gabriel
O Mercado Cultural AICE – Arte de Inventar Coisas Especiais – recebeu mais de 8 mil pessoas entre a inauguração e o dia 30 de abril. O espaço funciona no novo Mercado Municipal de Juiz de Fora e tem atraído grande atenção do público.
A Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) fez a estimativa com base nas assinaturas do livro da Galeria de Arte Nívea Bracher. Além disso, foram considerados os ingressos dos 15 eventos realizados no auditório multiuso do espaço.
Esses eventos reuniram mais de 1.500 pessoas. Já a exposição Linha do Tempo teve alta procura, mesmo com o registro de apenas um terço dos visitantes no livro de presença. No Sábado de Aleluia, 19 de abril, o AICE recebeu mais de 800 pessoas em um único dia.
Enquanto isso, o Departamento de Inovação e Articulação Estratégica (Diae) da Funalfa aplicou questionários em todos os eventos. Eles também estavam disponíveis por meio de QR Codes fixados nas paredes do local.
Os dados mostram um público bastante diverso. Pessoas de todas as oito regiões de Juiz de Fora visitaram o espaço. Moradores de 132 localidades do município, inclusive do distrito de Torreões, visitaram o espaço.
Além dos moradores locais, o AICE atraiu visitantes de outras 129 cidades, espalhadas por 13 estados. Entre os municípios com mais registros estão Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo, Petrópolis, Matias Barbosa, Simão Pereira e Cataguases.
O intercâmbio cultural foi ainda mais amplo. O espaço também recebeu turistas internacionais da Argentina, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra, Itália e Portugal.