Foto: pjf
O Mercado Cultural AICE – Arte de Inventar Coisas Especiais – estreou sua programação com grande sucesso. Mais de mil pessoas visitaram o espaço desde a inauguração, realizada na última quinta-feira (10 de Abril). A programação variada e acessível conquistou públicos de todas as idades. Ao longo do fim de semana, o público circulou entre exposições, espetáculos e atividades interativas, que movimentaram o segundo piso do Novo Mercado Municipal.
Exposições encantam o público
Na Galeria Nívea Bracher, a mostra Linha do Tempo, com curadoria de Fernanda Cruzick, despertou curiosidade e emoção. As fotografias exibidas contam a trajetória do Complexo Mascarenhas, desde os tempos da tecelagem até sua recente transformação em Mercado Cultural. Além disso, o cuidado estético da exposição chamou atenção dos visitantes.
Enquanto isso, outras mostras também atraíram olhares atentos. Em Mulheres de Fibra, a fotógrafa Gabriela Rodrigues retrata o passado do local pelo olhar das tecelãs que ali trabalharam. Dessa forma, o público pôde acessar histórias pessoais e coletivas que compõem a memória do espaço. Já Impressões Audiovisuais reafirma a vocação do AICE como extensão do Polo Audiovisual de Juiz de Fora. Por fim, a instalação AR, de Rafael Ski, propôs uma pausa no ritmo do dia, convidando à reflexão sobre o ato de respirar.
Espetáculos teatrais emocionam e divertem
Durante o fim de semana, os espetáculos também se destacaram. Infância – Caixas da Memória, de Marcos Marinho, emocionou o público com uma proposta poética e sensível. Ao mesmo tempo, Mágicas e Tonteiras, com o irreverente Palhaço Rosquinha, provocou gargalhadas e interação direta com a plateia. Ambas as apresentações tiveram sessões com lotação esgotada, o que confirma o êxito da curadoria e o forte interesse da população pelas atrações culturais.
Programação infantil promove alegria e aprendizado
A programação especial de domingo (12 de Abril) foi pensada especialmente para as crianças. Além do espetáculo de palhaçaria, o dia contou com atividades lúdicas, como recreações, pinturas na pele e uma oficina criativa para colorir monumentos históricos. Com isso, as crianças se divertiram enquanto aprendiam sobre o patrimônio cultural da cidade. O clima foi de alegria, integração e descoberta.
Cultura acessível para todos
O sucesso do primeiro fim de semana confirma o potencial do AICE como ponto de encontro entre arte e comunidade. Por isso, o espaço reforça o compromisso da Prefeitura de Juiz de Fora e da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) com o acesso democrático à cultura.
O Mercado Cultural AICE funciona de terça a domingo, a partir das 10h, no segundo piso do Novo Mercado Municipal.