A Prefeitura de Juiz de Fora segue firme no combate ao mosquito Aedes aegypti. Por isso, entre os dias 10 e 14 de março, os Agentes de Combate às Endemias (ACE) realizarão visitas e vistorias em diversos bairros do município. Como de costume, o cronograma segue as diretrizes da Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SSVS), da Secretaria de Saúde (SS).
Apoio dos moradores
A participação dos moradores é fundamental. Dessa forma, a PJF solicita que todos permitam a entrada dos agentes em suas residências para a realização do tratamento focal. Neste momento de baixa circulação da dengue, é essencial prevenir novos surtos. Além disso, cada visita ajuda a reduzir o risco de proliferação do mosquito.
Todos os agentes usam uniformes e crachás de identificação. Durante as visitas, eles sempre acompanham o responsável do imóvel para avaliar situações de risco. Assim, eliminam recipientes que possam acumular água e tratam com larvicida aqueles que não puderem ser removidos. Portanto, receber os agentes é uma atitude essencial para manter a segurança da comunidade.
Dicas de prevenção
Para auxiliar na prevenção, a PJF recomenda:
- Verifique ralos, cisternas e troncos de árvores com frequência, pois esses locais podem acumular água;
- Retire pratinhos de plantas e tampe tambores com água de chuva para evitar a proliferação do mosquito;
- Mantenha caixas d’água fechadas e piscinas sempre tratadas, pois isso impede o desenvolvimento do Aedes aegypti;
- Descarte corretamente o lixo para evitar acúmulo de água parada, uma das principais causas da proliferação do mosquito;
- Inspecione banheiros em desuso e quintais regularmente, garantindo que não haja locais propícios para criadouros.
Rota dos agentes (10 a 14 de Março)
- Região Norte: Nova Benfica, São Judas Tadeu;
- Região Leste: Ladeira, Manoel Honório;
- Região Sul: Jardim de Alá;
- Região Oeste: Condomínio Parque Imperial, Condomínio Bosque Imperial;
- Região Central: São Mateus.
Denúncias contra focos do Aedes aegypti
Os cidadãos também podem contribuir denunciando focos do mosquito. Para isso, basta acessar o sistema JF Contra o Aedes: Orientação e Prevenção, compatível com smartphones, tablets e computadores. Além disso, as denúncias podem ser feitas pelo WhatsApp (32 98432-4608) ou pelo e-mail dengue@pjf.mg.gov.br. Dessa maneira, todos podem colaborar no combate à dengue.