Foto: Davi Dias
Foto: Davi Dias
Uma intensa onda de calor começou nesta quarta-feira (12 de fevereiro) e deve durar até o dia 21, atingindo as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.
De acordo com a Climatempo, as temperaturas podem chegar perto dos 40°C no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Piauí.
Outros estados como Paraná, São Paulo e Espírito Santo também sentirão o impacto da onda de calor, segundo modelos meteorológicos. Em algumas áreas, a sensação térmica pode ultrapassar 50°C, dependendo da umidade do ar. Em casos extremos, projeções da USP indicam que essa sensação poderia alcançar até 70°C, mas a baixa probabilidade desse cenário se deve à variação da umidade.
Possibilidade de recordes
As capitais do Sudeste têm chances de registrar temperaturas recordes. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, os dias mais quentes devem ser quarta-feira (12 de fevereiro) e quinta-feira (13 de fevereiro), com máximas previstas de 35°C e 39°C, respectivamente. Já Belo Horizonte (MG) e Vitória (ES) podem atingir recordes entre q
uinta-feira (13 de fevereiro) e sexta-feira (14 de fevereiro), com previsão de até 35°C em BH e 39°C na capital capixaba.
O que é uma onda de calor?
A Organização Meteorológica Mundial define como onda de calor um período de pelo menos cinco dias consecutivos com temperaturas 5°C acima da média. Durante esses eventos, é essencial beber bastante água, evitar exposição ao sol entre 10h e 16h e usar roupas leves e protetor solar. Caso haja sintomas como tontura e náusea, é recomendável procurar atendimento médico.