Foto: CBMMG / Divulgação
Foto: CBMMG / Divulgação
O governador Romeu Zema anunciou nesta quarta-feira (29 de janeiro) a coronel Jordana de Oliveira Filgueiras Daldegan como a nova comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). Ela substituirá o coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho, marcando um momento inédito na história da corporação.

Zema destacou que a escolha reforça o compromisso do governo em valorizar mulheres em cargos de liderança na administração pública. “Desde o início da minha gestão, as pessoas indicadas para ocupar os cargos de liderança são escolhidas por critérios técnicos e de competência. Nesse processo, tenho buscado valorizar o excelente trabalho que as mulheres fazem na administração pública de Minas Gerais. A coronel Jordana é um desses exemplos. Tenho certeza que ela fará uma gestão primorosa à frente dos Bombeiros, mantendo a corporação em um lugar de destaque no Brasil e no mundo”, afirmou.
Trajetória da nova comandante
Ao longo da carreira, a coronel Jordana ocupou cargos estratégicos na corporação, como a subchefia da Seção de Planejamento Operacional do Estado-Maior e a chefia da Assessoria de Comunicação. Mais recentemente, esteve à frente da Diretoria de Assuntos Institucionais.
Ela é especialista em Administração Pública, Gestão de Pessoas e Gestão Estratégica e Políticas Públicas. Também atua como professora e orientadora no Curso de Pós-Graduação em Gestão, Proteção e Defesa Civil da Academia de Bombeiros Militar.
Mudanças no Estado-Maior
O subcomando e a chefia do Estado-Maior ficarão sob responsabilidade do coronel Moisés Magalhães de Souza, que substituirá a coronel Daniela Lopes Rocha da Costa. Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho e Normalização de Medidas contra Incêndio, ele também leciona no Curso de Pós-Graduação em Gestão Estratégica e Políticas Públicas da Academia de Bombeiros Militar.
A data da cerimônia de troca de comando ainda será definida. Na ocasião, serão prestadas homenagens ao coronel Erlon Dias e à coronel Daniela Lopes.