A “Operação Boas Festas” da Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Juiz de Fora apreendeu mais de 550 quilos de alimentos impróprios para consumo durante as festas de final de ano. A ação teve como foco a orientação aos consumidores e a intensificação da fiscalização em supermercados de Juiz de Fora.
No total, 12 supermercados foram inspecionados, e quatro deles autuados por comercializar produtos fora dos padrões de consumo. Confira os principais casos:
- Supermercado Pais e Filhos (Centro, Av. Rio Branco): 280 quilos de alimentos apreendidos.
- Supermercado Mineirão (Bairro Industrial, Av. Garcia Rodrigues Paes): 216 quilos apreendidos e autuação por falhas na precificação e equipamentos de leitura óptica.
- Supermercado Bretas (Centro, Rua Barão de Cataguases): 47 quilos apreendidos.
- Supermercado Bretas (São Pedro, Rua José Lourenço Kelmer): 13 quilos apreendidos.
Atendimento itinerante “Procon Aqui”
O Procon também realizou edições especiais do “Procon Aqui”, um serviço itinerante de atendimento ao consumidor. A van está disponível em locais estratégicos da cidade nesta semana:
- Praça Coronel Jeremias Garcia, no Bairro Benfica.
- Praça Jarbas de Lery Santos, no Bairro São Mateus.
- Rua Halfeld, no Centro, em frente ao Cine Theatro Central.
Denúncias e informações
O Procon reforça que o consumidor pode fazer denúncias ou buscar orientações pelos canais de atendimento oficiais. A operação visa garantir segurança e transparência nas compras durante o período natalino, além de coibir práticas abusivas no comércio local.