Foto: UFJF
O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF) anunciou a ampliação do número de vagas no Ambulatório de Feridas, agora funcionando quatro dias por semana, em resposta ao aumento da demanda por tratamento de lesões de pele. O serviço, gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), atende pacientes encaminhados pelo gestor local do Sistema Único de Saúde (SUS).
A enfermeira Luciana Piva, responsável pelo ambulatório, destaca a importância do tratamento adequado, já que lesões simples podem evoluir para complicações graves. “Recebemos muitos pacientes com lesões crônicas que estão há mais de dez anos sem a orientação necessária”, afirma.
A equipe do ambulatório é composta por uma técnica de enfermagem e alunos da Faculdade de Enfermagem da UFJF, que participam de projetos de extensão. A presidente da Liga Acadêmica de Feridas, Miriã de Oliveira, ressalta que a experiência prática é fundamental para a formação dos estudantes, proporcionando um contato valioso com os pacientes.
O ambulatório atende diversos casos, como lesões por pressão e úlceras nos pés de diabéticos. Estima-se que 1% a 3% da população tenha úlcera venosa, destacando a necessidade de um serviço qualificado. O acesso ao ambulatório pode ser feito por encaminhamento interno ou pela Prefeitura de Juiz de Fora, após triagem na Atenção Primária à Saúde.