Foto: João Gabriel
A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) anunciou a reabertura do processo de alienação de três usinas hidrelétricas (UHEs) e uma pequena central hidrelétrica (PCH) em Minas Gerais. O leilão público será realizado no dia 5 de dezembro de 2024, com um valor mínimo de R$ 29,1 milhões, conforme descrito no Edital 500-W20723, publicado nesta segunda-feira (23 de setembro).
As usinas incluídas no lote são as UHEs Marmelos (Juiz de Fora), Martins (Uberlândia), Sinceridade (Manhuaçu) e a PCH Machado Mineiro (Águas Vermelhas). Segundo a Cemig, as usinas estão em operação comercial e tiveram seus prazos de concessão prorrogados devido a compensações do governo federal.
Um dos principais atrativos para os investidores é a flexibilidade nas exigências técnicas. Não é mais necessário que os participantes tenham experiência prévia na gestão de usinas, desde que apresentem um contrato com empresas especializadas em operação e manutenção. Além disso, o depósito exigido foi reduzido para 10% do valor da venda, com o restante garantido por uma fiança de cumprimento.
O superintendente de Desenvolvimento de Negócios da Cemig, Robson Carminati, destacou que as mudanças no edital visam atrair mais investidores, oferecendo maior previsibilidade de retorno. “Parte da energia das usinas já está contratada, e as novas regras tornam o processo mais acessível e seguro para os interessados”, afirmou.
O acesso ao Data Room já está disponível desde o dia 23 de setembro, e as visitas técnicas às usinas ocorrerão entre 7 de outubro e 8 de novembro.