Viaturas PRF
Na noite de domingo (1º de setembro), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou uma fiscalização na Unidade Operacional de Leopoldina, em Minas Gerais, focada no tempo de direção e descanso de condutores de veículos de transporte de carga e coletivos de passageiros.
Durante a operação, um caminhão transportando camarão congelado de Fortaleza, Ceará, para o Rio de Janeiro foi abordado.
Ao inspecionar o disco diagrama do cronotacógrafo, os agentes constataram que o motorista havia descansado menos de 8 horas nas últimas 48 horas, chegando a dirigir por quase 13 horas consecutivas. O condutor apresentava sinais evidentes de cansaço e fadiga.

Conforme o artigo 67-C do Código de Trânsito Brasileiro, é proibido que motoristas de transporte de carga dirijam por mais de 5 horas e 30 minutos ininterruptos. Devido à infração, o motorista foi autuado e o veículo foi retido para que o descanso obrigatório de 11 horas fosse cumprido.
Dados da PRF referentes a 2023 indicam que a sonolência é a quarta maior causa de acidentes envolvendo veículos de carga, junto com o consumo de álcool.