Foto: Fred Magno / O TEMPO
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) anunciou a suspensão da cobrança de pedágio na BR-040, no trecho entre Juiz de Fora e Belo Horizonte, por tempo indeterminado. A medida será mantida até que as estruturas sejam completamente revitalizadas e um novo sistema de comunicação seja instalado, em um processo que pode durar entre um e 12 meses. A EPR Mineira, que assume a administração da rodovia, nega a suspensão das taxas.
Os motoristas que transitam entre Juiz de Fora e Belo Horizonte atualmente pagam três pedágios. Com a troca da concessionária Via 040 pela EPR Mineira, a cobrança deverá ser suspensa temporariamente. O novo contrato de concessão foi assinado na quinta-feira (4) e prevê o início das operações em até 30 dias, incluindo atendimentos médicos e mecânicos, além de intervenções emergenciais no asfaltamento e na sinalização.
A EPR Mineira afirmou que a assinatura do contrato assegura a continuidade das estruturas de comunicação da rodovia, garantindo que não haverá interrupção nos serviços operacionais e na cobrança de pedágios. A empresa se comprometeu a cumprir os requisitos para o início da operação.