O Aeroporto Presidente Itamar Franco, também conhecido como Aeroporto Regional da Zona da Mata, alcançou a 11ª posição no ranking anual de sustentabilidade da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O aeroporto foi premiado na categoria Classe I, que avalia aeroportos com até 200 mil passageiros por ano.
Com uma pontuação média de 70,61%, o aeroporto foi avaliado em critérios como coleta seletiva, destinação adequada de resíduos, educação ambiental, eficiência energética, gestão de recursos hídricos, emissão de gases do efeito estufa e comunicação com autoridades locais.
Em Minas Gerais, o Regional da Zona da Mata destacou-se como o primeiro da categoria a obter uma nota suficiente para classificação. O São Paulo Catarina Aeroporto Executivo Internacional, localizado em São Roque (SP), liderou o ranking com uma pontuação de 97,54%.
Avanço significativo em um ano
Criado em 2019, o Prêmio Aeroportos Sustentáveis reconheceu o Aeroporto Regional da Zona da Mata, que subiu da 16ª posição no ano passado para a 11ª este ano, registrando um aumento de 56% na nota em relação a 2022.
“Recebemos com muita satisfação este reconhecimento da Anac pelas ações ambientais do aeroporto. Este ano, tivemos um aumento de 56% na nota em relação a 2022, o que nos coloca entre os mais sustentáveis do Brasil na Classe I. Isso comprova nosso comprometimento com a melhoria contínua dos processos que reduzem os impactos ambientais no planeta,” disse Flávio Santos, superintendente do aeroporto.
Iniciativas de Sustentabilidade
O aeroporto implementou diversas melhorias, incluindo um projeto de eficiência energética com a substituição de lâmpadas por modelos LED. Todo o consumo de energia do empreendimento provém de fontes renováveis, adquiridas através do mercado livre de energia (ACL).
Outras ações incluem a otimização de iluminação e ventilação naturais, a gestão de resíduos com a implantação de uma composteira elétrica, e a economia de 43% no consumo de água mediante a substituição de equipamentos que permitem a rápida identificação de vazamentos.
Certificação LEED Gold
Em 2021, o Aeroporto Regional da Zona da Mata tornou-se o primeiro aeroporto do Brasil a obter a Certificação LEED Gold (Liderança em Energia e Design Ambiental), um selo internacional que incentiva a redução de impactos ambientais em edificações e suas operações.