Skip to content

JF Informa

Você sempre muito bem informado!

Primary Menu
  • Início
  • Horários dos ônibus
  • Contato
  • Loja
    • Consultoria
    • Treinamentos
    • Marketing
    • Anúncios
    • Pedidos
    • Carrinho
  • Anuncie aqui
Grupo de Whatsapp
  • Aviação
  • Zona da Mata

Aeroporto da Zona da Mata sobe para 11ª posição no ranking de sustentabilidade da Anac

Davi Dias 25 de junho de 2024

Compartilhe:

  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
Aeroporto Regional da Zona da Mata
-Continua após a publicidade-

O Aeroporto Presidente Itamar Franco, também conhecido como Aeroporto Regional da Zona da Mata, alcançou a 11ª posição no ranking anual de sustentabilidade da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O aeroporto foi premiado na categoria Classe I, que avalia aeroportos com até 200 mil passageiros por ano.

Com uma pontuação média de 70,61%, o aeroporto foi avaliado em critérios como coleta seletiva, destinação adequada de resíduos, educação ambiental, eficiência energética, gestão de recursos hídricos, emissão de gases do efeito estufa e comunicação com autoridades locais.

Em Minas Gerais, o Regional da Zona da Mata destacou-se como o primeiro da categoria a obter uma nota suficiente para classificação. O São Paulo Catarina Aeroporto Executivo Internacional, localizado em São Roque (SP), liderou o ranking com uma pontuação de 97,54%.

-Continua após a publicidade-

Avanço significativo em um ano

Criado em 2019, o Prêmio Aeroportos Sustentáveis reconheceu o Aeroporto Regional da Zona da Mata, que subiu da 16ª posição no ano passado para a 11ª este ano, registrando um aumento de 56% na nota em relação a 2022.

“Recebemos com muita satisfação este reconhecimento da Anac pelas ações ambientais do aeroporto. Este ano, tivemos um aumento de 56% na nota em relação a 2022, o que nos coloca entre os mais sustentáveis do Brasil na Classe I. Isso comprova nosso comprometimento com a melhoria contínua dos processos que reduzem os impactos ambientais no planeta,” disse Flávio Santos, superintendente do aeroporto.

Iniciativas de Sustentabilidade

O aeroporto implementou diversas melhorias, incluindo um projeto de eficiência energética com a substituição de lâmpadas por modelos LED. Todo o consumo de energia do empreendimento provém de fontes renováveis, adquiridas através do mercado livre de energia (ACL).

-Continua após a publicidade-

Outras ações incluem a otimização de iluminação e ventilação naturais, a gestão de resíduos com a implantação de uma composteira elétrica, e a economia de 43% no consumo de água mediante a substituição de equipamentos que permitem a rápida identificação de vazamentos.

Certificação LEED Gold

Em 2021, o Aeroporto Regional da Zona da Mata tornou-se o primeiro aeroporto do Brasil a obter a Certificação LEED Gold (Liderança em Energia e Design Ambiental), um selo internacional que incentiva a redução de impactos ambientais em edificações e suas operações.

Curtir isso:

Curtir Carregando...
-Continua após a publicidade-
-Continua após a publicidade-

Post navigation

Previous: Idoso morre após carro capotar e cair em ribanceira na MG-353, em Coronel Pacheco
Next: Corpo de homem segue sem identificação no PML de Juiz de Fora

relacionado

PF cumpre mandados na Zona da Mata durante operação nacional contra abuso infantil
  • Zona da Mata

PF cumpre mandados na Zona da Mata durante operação nacional contra abuso infantil

Davi Dias 29 de abril de 2026
Avião da Latam - por Welison Oliveira
  • Zona da Mata

Latam retoma voos no Aeroporto da Zona da Mata para Guarulhos

Davi Dias 29 de abril de 2026
Juiz de Fora e 30 cidades ganham novas ambulâncias do SAMU em maior entrega já feita ao CISDESTE (9)
  • Juiz de Fora
  • Processo Seletivo
  • Zona da Mata

SAMU abre inscrições para processo seletivo com vagas em Juiz de Fora e região

Davi Dias 28 de abril de 2026
JF Informa - 2025 © Todos direitos reservados aos autores! | MoreNews by AF themes.
%d