Foto: PJF




Desde a última segunda-feira, 13, integrantes da Guarda Municipal participam de capacitação em procedimentos operacionais oferecida pela Polícia Penal, órgão da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp/MG). Foram quatro dias de exercícios voltados para o aperfeiçoamento técnico em manuseio de tonfa (bastão), algemacão e defesa pessoal junto aos policiais penais em Juiz de fora.

A parceria com o estado vem permitindo ampliar a capacitação para a atuação típica do trabalho em segurança pública. Em março, representantes  da Guarda tiveram a oportunidade de participar do curso de Atendimento Pré-hospitalar (APH), também realizado pela Polícia Penal. 




Relação que se repete com outras instituições de segurança. Em 2023, todos os guardas municipais passaram por processo de reciclagem em  conteúdos teóricos e práticos junto à Polícia Militar. Em 2022, a Polícia Federal (PF) promoveu treinamento para socorro em atividades policiais à corporação municipal. A abordagem foi essencial para atuações posteriores dos guardas, garantindo mais segurança na hora dos primeiros socorros. 

A capacitação permanente da Guarda Municipal atende à necessidade de habilitar os profissionais para o exercício de suas funções, bem como cumpre à meta número 15 do Plano Municipal de Segurança Urbana e Cidadania (Lei 14242/2021)