Foto: PJF




A prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão, e a MRS Logística anunciaram nesta quinta-feira, 25, a construção de mais quatro viadutos para Juiz de Fora.  Os equipamentos serão instalados na Avenida Rui Barbosa, na Rua Teresa Cristina, na Avenida Coronel Vidal, na Rua Bernardo Mascarenhas e também será construida uma nova via, na Avenida dos Andradas, em trecho próximo à antiga estação ferroviária, hoje Centro Cultural Dnar Rocha, e a Rua Professora Violeta Santos.

De acordo com a prefeita, o primeiro problema a ser resolvido será o entroncamento rodoferroviário da Avenida dos Andradas, que é uma das maiores áreas de circulação do trânsito da cidade. “São quatro viadutos que vão resolver problemas graves de mobilidade urbana na ligação Norte/Centro do Município. A previsão é que eles sejam entregues sempre nos meses de julho de cada ano, a partir de 2026 até 2030”, salientou a prefeita. 




A prefeita também apontou que as intervenções vão seguir o padrão de urbanização do entorno do viaduto Helio Fádel Araujo que recebeu melhorias. “Ao fazer essas intervenções, a gente não melhora apenas a mobilidade como melhoramos a convivência urbana. É uma grande notícia para Juiz de Fora”. A chefe do executivo lembrou ainda do Viaduto Roza Cabinda, na Rua Benjamin Constant, construído com financiamento do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), com previsão de entrega até o mês de julho desse ano.

Os benefícios das intervenções também foram apontados pela concessionária. “Isso é muito bom para a ferrovia, que vai permitir um menor conflito com a cidade nas passagens de nível, e também traz uma melhoria significativa de mobilidade urbana. É um jogo de soma de ganhos para o Município, para a ferrovia e para o Governo federal”, destacou Gustavo Bambini, diretor de Relações Institucionais da MRS Logística.




A assinatura do protocolo de intenções das obras é uma contrapartida prevista na renovação da concessão da ferrovia junto ao Governo Federal. O evento foi realizado nesta quinta-feira, 25, no gabinete da Prefeita e também contou com a presença da gerente geral de Relações Institucionais de Relações Institucionais da MRS Logística, Rosa Cassar; da gerente de Relações institucionais de Minas Gerais da MRS Logística, Carla Costa; do secretário de Mobilidade Urbana, Tadeu David; do secretário de Obras, Lincoln Santos; e do secretário de Planejamento Urbano, Raphael Rodrigues.