Foto: PJF




O Programa Boniteza, da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), recolheu no mês de março 24 toneladas de lixo das bocas de lobo. Os trabalhos foram realizados em todas as zonas da cidade na limpeza, desobstrução e manutenção de bocas de lobo, bueiros, poços de visita e galerias de águas pluviais. O serviço é de suma importância para evitar que haja mais alagamentos e enchentes.

Entretanto, para que os resultados destas intervenções sejam duradouros, é necessário que as pessoas colaborem não jogando lixo e entulho nas ruas, córregos e bocas de lobo.




Desde o dia 18 de julho de 2022, quando as equipes da Secretaria de Obras (SO) começaram a contabilizar a quantidade de entulho e lixo retirados das bocas de lobo da cidade, até este momento, já foram encaminhadas ao aterro sanitário mais de 1.006 toneladas de lixo.

Em sua grande maioria, o plástico, como sacolas, garrafas pets, são os principais objetos encontrados, derivado do lixo doméstico.




Em 2023, a Secretaria de Obras (SO) adquiriu um novo caminhão vacal para realizar a limpeza das bocas de lobo do município.

Com objetivo de melhorar a eficiência do sistema de drenagem de águas pluviais, a PJF reforçou o trabalho de limpeza e desobstrução de bocas de lobo utilizando um caminhão hidrojato, ferramenta que usa uma mangueira de sucção e permite que o equipamento limpe todo o lixo e sugue os resíduos que estejam bloqueando as caixas coletoras.