Foto: PJF




Em março, Juiz de Fora registrou volume acumulado de chuva de 333,5 milímetros (mm), 60,72% acima do esperado para o mês, de acordo com a estação meteorológica existente no bairro Alphaville, região oeste do município. Já a Estação Meteorológica do Inmet, localizada no bairro São Pedro, registrou 153 mm, volume abaixo do esperado, que era de 207,5 mm, de acordo com a média histórica.

Em decorrência das chuvas, foram registradas ocorrências de inundações nos Bairros Santa Luzia, Sagrado Coração de Jesus, Ipiranga, Santa Efigênia, Igrejinha, Santa Terezinha, que foram prontamente atendidas pela equipe técnica da Defesa Civil e demais órgãos da Prefeitura, visando uma breve retomada às condições de normalidade nestes bairros.




Durante todo o mês, a Defesa Civil realizou 178 vistorias no total, sendo 64% de cunho preventivo, o que garante o monitoramento de áreas de risco e a antecipação de eventuais problemas, visando encaminhar medidas emergenciais que reduzem o risco.

Ainda em março, a Defesa Civil realizou palestras educativas em cinco escolas, a iniciativa faz parte das ações do programa “Defesa Civil nas Escolas’’, da Secretaria de Governo (SG).




As inscrições para escolas interessadas em receber as palestras estão abertas, professores(as) e diretores(as) podem inscrever suas instituições via formulário online.

Para fechar o mês a Defesa Civil também realizou o exercício prático com voluntários do Nupdec, nos dias 26 e 27, quando a nova turma, que já havia passado pela qualificação remota, conheceu a sala de situação, onde acontece o monitoramento meteorológico, e foi a campo para analisar fatores de riscos e desastres.




Manutenção dos Pluviômetros

Do dia 15 ao dia 27 de março, as equipes da Defesa Civil da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) em conjunto com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) fizeram a manutenção nos pluviômetros.

Durante as duas semanas de manutenção, 28 pluviômetros foram vistoriados, no intuito de garantir o bom funcionamento dos equipamentos.