Foto: PJF




Realizado anualmente, o evento “Improvisa nesse Trem” acontece nesta quarta-feira, 27, Dia Mundial do Teatro, no Centro Cultural Dnar Rocha (Rua Mariano Procópio 973, em frente ao Parque do Museu Mariano Procópio). A atividade, que será realizada das 8h às 10h, tem como público-alvo alunos de teatro do Programa Gente em Primeiro Lugar, mantido pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e gerenciado pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), com prestação de serviços da Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac).

O objetivo é proporcionar uma experiência prática enriquecedora, através de jogos de improvisação. Com participação de alunos dos diversos polos do programa, que mantém oficinas em 40 bairros da cidade, o “Improvisa nesse Trem” fomenta a criação de laços interpessoais, permitindo que os participantes se conheçam e estabeleçam conexões.




É, portanto, uma oportunidade para a troca de experiências e aprendizados, enriquecendo as vivências teatrais para além da sala de aula convencional.

“Os jogos de improviso conferem um diferencial às práticas educacionais, capturando a atenção de crianças e jovens em ambientes pedagógicos alternativos. Esta abordagem busca estimular a participação em atividades artísticas, proporcionando benefícios no desenvolvimento afetivo, psicológico e cognitivo dos envolvidos.




Além disso, aprimora as potencialidades humanas, incluindo a imaginação, os sentidos e a criatividade,” argumenta o coordenador-geral do Gente em Primeiro Lugar, Fernando Valério.