Foto: PJF




Nesta terça-feira, 26, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realizou mais uma edição do “Café com Mulheres Lideranças das Comunidades” no Parque Municipal. O evento, organizado pelo Gabinete de Ação e Diálogo Comunitário (GADC) da Secretaria de Governo, celebra o Mês Mulheres e valoriza a atuação feminina como líderes comunitárias.

A prefeita Margarida Salomão destacou a importância das mulheres ocuparem espaços de decisão. “Quando a gente defende que as mulheres tenham acesso a cargos públicos, que tenham acesso ao poder, é uma questão de justiça. É para que a sociedade seja melhor. Se todo mundo participar, terá mais pontos de vista”. Margarida reforçou, ainda, que o evento é uma oportunidade de reconhecer a atuação diária das mulheres na comunidade.




Quem animou o evento foram os músicos Aline Crispim e Leonardo de Freitas, que se apresentaram na abertura e no encerramento do Café. Além disso, a decoração contou com uma arte confeccionada pelas mulheres que participam do projeto Arteterapia na Casa da Mulher, sob orientação da artista Gabi Lemos. A arte são “milagritos”, que na cultura mexicana representam a força que há em cada uma de nós.

A secretária de Governo, Cidinha Louzada, destacou que é fundamental o diálogo constante com as lideranças comunitárias para identificar as melhores decisões para a cidade. “O mais importante é a luta que travamos no dia a dia, nas comunidades. E a gente trava essa luta todos os dias, junto com vocês.”




Para uma das lideranças comunitárias presentes, a Nadir, moradora de Benfica, a participação no Café reforça a importância das mulheres nas comunidades. “Participar desse café me deixa muito feliz. Sou da Várzea de Benfica, onde tínhamos um problema histórico com inundação. Passaram-se muitos anos e muitas gestões de homens, que não resolveram meu problema. A primeira prefeita mulher de Juiz de Fora foi lá, e fez, e resolveu.”

Também participaram do evento algumas titulares de secretarias que compõem a administração municipal: a secretária de assistência social, Malu Salim; a secretária de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas, Aline Junqueira; a diretora-geral do Demlurb, Ana Luiza Guimarães; a secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Fabíola Paulino; e a secretária da Fazenda, Fernanda Finoti.