Foto: João Gabriel




O Brasil se despede do verão com um último suspiro de calor sufocante e tempestades que se espalham por todo o país. Nesta quarta-feira (20), às 00h06, o outono dará as boas-vindas, trazendo consigo a promessa de uma mudança nas condições climáticas.

De acordo com os serviços de meteorologia, o país continuará sob uma grande massa de ar quente e úmido, propícia para a formação de nuvens carregadas que resultam em pancadas de chuva acompanhadas de raios.




Na região Sul, os temporais isolados devem persistir, especialmente em áreas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com expectativa de acumulação de chuva em torno de 80 mm. No Paraná, o sol predominará pela manhã, porém a nebulosidade aumentará ao longo do dia, podendo resultar em chuvas fortes em diversas regiões.

No Centro-Oeste, as chuvas deverão ser mais regulares, com destaque para os estados de Mato Grosso e Goiás, onde os volumes podem chegar a 70 mm/dia. Por outro lado, Mato Grosso do Sul enfrentará chuvas irregulares, com média de 40 mm em 24 horas.




No Norte, pancadas de chuva são esperadas, podendo superar os 100 mm em áreas do Amazonas, Pará, Rondônia e Tocantins, acompanhadas de rajadas de vento e trovoadas.

Na região Sudeste, a previsão indica mais chuvas no Rio de Janeiro, Vale do Paraíba, litoral norte de São Paulo e sul e Zona da Mata de Minas Gerais, com acumulados em torno de 80 mm/dia, podendo ser pontualmente intensas, com rajadas de vento e trovoadas.




À medida que o outono se instala, o hemisfério sul se prepara para a transição do calor úmido para o frio seco, marcada pela escassez de chuvas no interior do Brasil, principalmente no semiárido nordestino. Fenômenos adversos como nevoeiros, geadas, neve e friagens são esperados em diversas regiões do país durante esta estação.

Enquanto o país se prepara para abraçar o outono, os brasileiros enfrentam os últimos suspiros do verão, marcados por um calor sufocante e tempestades que reforçam a mudança de temporada.