Uma onda de calor implacável continua a castigar o Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, com previsões indicando que as altas temperaturas devem persistir por pelo menos mais 10 dias. Esta é a quarta onda de calor a atingir o país em 2024, elevando as temperaturas até 5°C acima da média usual para esta época do ano.
De acordo com especialistas do Climatempo, o fenômeno é atribuído a um sistema de alta pressão em médios níveis da atmosfera, que bloqueia o avanço das chuvas sobre as áreas afetadas. Além disso, esse sistema intensifica a circulação do ar, impedindo a formação de nuvens de chuva e contribuindo para o aumento das temperaturas.
O alerta meteorológico também destaca a baixa umidade do ar, tornando essencial a adoção de medidas de hidratação, principalmente para grupos mais vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas com alergias e doenças respiratórias.
As principais cidades da região enfrentam dias de sol intenso, com São Paulo prevendo máximas em torno de 31°C durante toda a semana. Belo Horizonte e Cuiabá também estão sujeitas a altas temperaturas, com previsões de 31°C e 36°C, respectivamente. Enquanto isso, Salvador enfrenta máximas de 29°C.
Apesar do cenário árido, algumas áreas, como o Rio Grande do Sul e partes da Bahia e do Maranhão, têm previsão de chuvas, oferecendo um alívio temporário do calor escaldante.