Foto: PJF




A Defesa Civil da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) está com inscrições abertas para o programa “Defesa Civil nas Escolas”. A iniciativa visa introduzir assuntos relacionados à proteção e defesa civil nas salas de aula, por meio de palestras e oficinas didáticas, com ênfase na percepção de riscos e prevenção a desastres.

Professores(as) e diretores(as) das escolas interessadas em receber as palestras podem se inscrever via formulário online. A iniciativa é parte das ações preventivas do órgão da Secretaria de Governo.




Ao longo de dois anos do programa, cerca de cinco mil alunos já foram capacitados pela Defesa Civil de Juiz de Fora para atuarem na identificação de riscos e contribuírem para uma cidade mais resiliente.

Como explica a supervisora de voluntariado e educação preventiva da Defesa Civil, Aline Gasparoni, o objetivo principal é conscientizar professores e estudantes para serem multiplicadores de boas práticas. “Isso tudo torna Juiz de Fora uma cidade mais resiliente e nos ajuda a atingir os objetivos de desenvolvimento sustentável preconizados pela ONU”.




Dia Mundial da Meteorologia e Pluvipet

Nesta sexta-feira, 15, a Defesa Civil realizou uma palestra na Escola Municipal Álvaro Lins, para as turmas do sexto ano. O tema foi o dia Mundial da Meteorologia, que é comemorado dia 23 de março. Outras escolas também serão contempladas.




O objetivo foi explicar a importância da Meteorologia, principalmente para a Defesa Civil. Foi apresentado aos alunos o Pluvipet, um pluviômetro caseiro feito com garrafa pet. Além disso, os alunos puderam auxiliar na limpeza do pluviômetro localizado na escola. Também foi feita a vistoria preventiva do local, com o intuito de inspecionar as condições do imóvel e garantir a segurança da edificação.