Foto: PJF




O trabalho da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) no combate à dengue, zika e chikungunya acontece durante todo o ano. Semanalmente, as equipes do Boniteza se reúnem para vistoriar os bairros do município, realizar visitas domiciliares, notificar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti e realizar o recolhimento de entulhos. Ações que tornam a cidade aquela com o menor número de casos de dengue dentre as dez mais populosas de Minas Gerais. As atividades se intensificam com mais uma edição do “Dia D”. O mutirão acontece neste sábado, 16, para que os moradores possam descartar materiais que estão dentro da residência e acumulam água.

Os bairros atendidos serão Santa Luzia, Bela Aurora, Ipiranga, Teixeiras, Borboleta, Jardim Casablanca, Nova Germânia, São Pedro, Parque São Pedro, Caiçaras 1 e 2. Caminhões e equipes do Demlurb estarão circulando pelas ruas das 8h às 14h para realizarem o recolhimento. Os materiais devem ser deixados na porta das residências apenas no “Dia D”. Não faz parte da ação o recolhimento de resíduos como móveis antigos, restos de obra, madeira e outros.




Além disso, serão realizadas visitas domiciliares como parte do tratamento focal e resgate de casas, onde os agentes de combate às endemias e a fiscalização de posturas seguirão até as casas que não foram visitadas durante o mês. Essas atividades visam uma maior efetividade das ações, já que a maioria dos focos do Aedes aegypti se encontram dentro dos imóveis.

Essa é uma ação preventiva da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), reforçando o compromisso no combate à Dengue. Entre as oito cidades mais populosas de MG, Juiz de Fora tem o menor número de casos de acordo com o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Participam da ação servidores do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb), os fiscais de posturas da Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur) e os agentes de endemias da Secretaria de Saúde (SS).




Balanço do último sábado, 9

O mutirão realizado no último sábado, 9, nos bairros Dom Bosco, Santa Cecília, Democrata e Jardim Glória, contou com caminhões e equipes do Demlurb que recolheram 1,71 tonelada de resíduos e materiais acumuladores de água nas residências da região. Durante a ação, 582 residências foram vistoriadas, com 29 recusas. Foram atendidas 12 denúncias.

Ao todo, desde o primeiro mutirão, foram recolhidas cerca de 77,25 toneladas de materiais que acumulam água. Foram visitadas também 3.042 residências durante as ações do Dia D.




Denuncie

Além de participar ativamente na prevenção contra as arboviroses, a população pode ajudar com denúncias anônimas sobre focos do Aedes aegypti em Juiz de Fora e região. O sistema tem como finalidade mapear as informações das doenças causadas pelo mosquito: dengue, zika, febre amarela e chikungunya.

O JF Contra o Aedes pode ser acessado em qualquer navegador. Ele roda em todas as plataformas: smartphones, tablets, notebooks e computadores. É um sistema em que as pessoas podem realizar denúncias de locais de criadouros do mosquito.




A população também pode auxiliar no combate por meio de denúncias de possíveis focos, através do WhatsApp, pelo número (32) 98432-4608, ou pelo e-mail dengue@pjf.mg.gov.br. Denúncias também podem ser feitas em qualquer um dos 11 postos do Departamento de Informação Geral e Atendimento (Diga) espalhados pelo município.