Falhas no fornecimento de energia elétrica no distrito de Valadares, por parte da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), estão prejudicando o abastecimento de água pela Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) nessa localidade.

Inicialmente, o problema foi percebido pela Cesama no dia 1º de março, acionando a Cemig, por meio da abertura de diversos protocolos, ao longo dos dias, para urgente solução. No dia 5, a situação foi regularizada. No entanto, no dia 8, a Cesama novamente identificou uma queda no fornecimento de energia, informando a Companhia Energética, o que foi solucionado no mesmo dia. Porém, no último domingo, 10, novamente, a Cesama acionou a Cemig, em virtude de uma nova interrupção, o que, até o momento, não foi solucionado.




Para amenizar o desabastecimento de água desse distrito, a Cesama tem enviado caminhões pipa para abastecer a caixa de partida da Estação de Tratamento de Água (ETA) compacta, que fornece água para o distrito, enquanto aguarda o restabelecimento da energia elétrica. Até a normalização efetiva, por parte da Cemig, a companhia pede que os moradores economizem água.