Foto:PJF




Seguindo com o trabalho diário de combate ao mosquito Aedes aegypti, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio dos Agentes de Combate à Endemias (ACE), realiza, na próxima semana, dos dias 4 à 8 de março, rotas de visitas e vistorias a residências e lotes em diversos bairros espalhados pelo município. As atividades já acontecem semanalmente, conforme cronograma definido pela Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SSVS), da Secretaria de Saúde (SS).

Além dessas atividades, ao longo da semana também serão realizadas visitas em escolas municipais e estaduais de conscientização e educação em saúde sobre a importância do combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Participarão da ação as Escolas Municipais Rocha Pombo – Caic, Engenheiro André Rebouças, Antonio Carlos Fagundes e Cecília Meireles e nas Escola Estadual professor Teodoro Coelho.




A PJF solicita o apoio dos moradores na abertura de suas residências para que os profissionais possam realizar o trabalho de tratamento focal. É importante que os moradores fiquem atentos às orientações dos agentes e os recebam, visto que a maioria dos focos estão dentro das casas. Todos os servidores estarão identificados e uniformizados.

No decorrer da visita, sempre acompanhado pelo responsável do imóvel, o ACE deve orientar e avaliar as situações de risco remanejando e/ou eliminando os recipientes que possam acumular água e/ou que não tenham utilidade. O agente deverá tratar corretamente com larvicida aqueles recipientes que não puderem ser eliminados. As visitas são feitas na parte externa e interna das residências.




Para ajudar nos trabalhos, a PJF deixa algumas dicas: sempre verifique os ralos e cisterna, bromélias, plantas aquáticas e troncos de árvores no jardim. Retire os pratinhos das plantas, tampe os tambores com água de chuva. Verifique também os banheiros em desuso, as caixas d’água e inspecione o quintal. Descarte o seu lixo corretamente. Mantenha a piscina sempre tratada, mesmo se estiver em desuso.

Rota dos agentes na próxima semana (4/03 a 08/03)




Região Norte

Santa Cruz




São Francisco de Assis

São Judas Tadeu




Região Leste

Santa Cândida




Região Sul

Cruzeiro do Sul

Região Sudeste

Furtado de Menezes

Região Oeste

São Pedro

Centro

Democrata

Palestra nas escolas:

Segunda, 4: Escola Municipal Rocha Pombo – Caic, Amazônia

Terça, 5: Escola Municipal Engenheiro André Rebouças, Milho Branco

Quarta, 6: Escola Estadual Professor Teodoro Coelho, Jóquei Clube

Quinta, 7: Escola Municipal Antonio Carlos Fagundes, Francisco Bernardino

Sexta, 8: Escola Municipal Cecília Meireles, Nova Era