Foto: PJF




Mais uma grande novidade para a saúde do município. A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) ampliou, a partir desta segunda-feira, 26, os horários de atendimento em 34 Unidades Básicas de Saúde (UBS), que agora passam a funcionar de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h, sem interrupção para o almoço, e aos sábados das 7h às 12h. Além dessas, outras quatro UBS’s também passam a funcionar ininterruptamente, sem pausa para o almoço, de segunda à sexta, das 7h às 17h. Confira as unidades abaixo.

Essa ampliação foi possível graças à contratação de 201 novos servidores da Estratégia Saúde da Família, que compõem  67 novas equipes do programa. A cidade ainda receberá outras equipes, conforme anunciado conjuntamente com o Ministério da Saúde (MS).

“Quem faz acolhimento das pessoas aflitas com as suas situações de saúde e de vida são os profissionais que estão na ponta. Quero dizer sobre a minha convicção de que a Estratégia de Saúde da Família é uma política pública fundamental. O atendimento na ponta, o atendimento das pessoas nas suas necessidades cotidianas. Quem na verdade conhece os problemas é quem os vive, e certamente na comunidade você tem uma condição muito superior de garantir que o sistema funcione bem. A minha expectativa é que nós tenhamos ainda um número maior de trabalhadoras e de trabalhadores para que nós possamos, de fato, cumprir com aquilo que nós entendemos como absolutamente fundamental”, ressaltou Margarida Salomão.

Conforme o secretário de Saúde, Ivan Chebli, “é um grande passo para a reestruturação da atenção básica no município de Juiz de Fora. Essas 67 equipes se somam às mais de 110 equipes que nós já temos, possibilitando a ampliação da cobertura da Estratégia Saúde da Família e a redução da população vinculada a cada uma dessas equipes, tornando o trabalho das equipes muito mais racional e mais efetivo, o que permite um acesso mais qualificado, mais rápido da população às ações e serviços de atenção primária à saúde”. 

“A Secretaria de Saúde vai, no próximo passo, ampliar ainda mais a estratégia de Saúde da Família para as unidades básicas de saúde que ainda não contam com o programa, mas com atendimento tradicional. Para isso, nós estamos realizando um concurso de agentes comunitários de saúde depois de mais de dez anos para permitirmos que toda a população de Juiz de Fora, em especial a população que mora na periferia e em regiões mais vulneráveis, tenha acesso às ações e serviços ofertadas por essa estratégia”, afirmou Ivan.


34 UBS’s com funcionamento estendido de segunda à sexta, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 12h:

Alto Grajaú




Bairro Industrial

Bandeirantes




Cidade do Sol

Filgueiras




Furtado de Menezes

Granjas Bethânia




Jardim Esperança

Jardim Natal




Jóquei Clube I

Jóquei Clube II




Linhares

Marumbi

Milho Branco

Monte Castelo

Nossa Senhora Aparecida

Nova Era

Progresso

Retiro

Santa Cecília

Santa Cruz

Santa Efigênia

Santa Luzia

Santa Rita

Santo Antônio

Santos Dumont

São Benedito

São Judas Tadeu

São Pedro

São Sebastião

Teixeiras

Vale Verde

Vila Esperança

Vila Ideal


4 UBS’s com atendimento ininterrupto, de segunda à sexta, das 7h às 17h:

Barreira do Triunfo

Jardim da Lua

Parque Guarani

Vila Olavo Costa