Foto: Divulgação /PJF
Seguindo com o trabalho diário de combate ao mosquito Aedes aegypti, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio dos Agentes de Combate à Endemias (ACE), realiza, na próxima semana, dos dias 26 de fevereiro à 1º de março, rotas de visitas e vistorias a residências e lotes em diversos bairros espalhados pelo município. As atividades já acontecem semanalmente, conforme cronograma definido pela Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SSVS), da Secretaria de Saúde (SS).
Além dessas atividades, ao longo da semana também serão realizadas visitas em escolas municipais e estaduais de conscientização e educação em saúde sobre a importância do combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Participarão da ação as Escolas Municipais Amélia Pires, Professor Paulo Rogério dos Santos, Henrique José de Souza e nas Escolas Estaduais professor Teodoro Coelho e Clemente Mariani.
A PJF solicita o apoio dos moradores na abertura de suas residências para que os profissionais possam realizar o trabalho de tratamento focal. É importante que os moradores fiquem atentos às orientações dos agentes e os recebam, visto que a maioria dos focos estão dentro das casas. Todos os servidores estarão identificados e uniformizados.
No decorrer da visita, sempre acompanhado pelo responsável do imóvel, o ACE deve orientar e avaliar as situações de risco remanejando e/ou eliminando os recipientes que possam acumular água e/ou que não tenham utilidade. O agente deverá tratar corretamente com larvicida aqueles recipientes que não puderem ser eliminados. As visitas são feitas na parte externa e interna das residências.
Para ajudar nos trabalhos, a PJF deixa algumas dicas: sempre verifique os ralos e cisterna, bromélias, plantas aquáticas e troncos de árvores no jardim. Retire os pratinhos das plantas, tampe os tambores com água de chuva. Verifique também os banheiros em desuso, as caixas d’água e inspecione o quintal. Descarte o seu lixo corretamente. Mantenha a piscina sempre tratada, mesmo se estiver em desuso.
Rota dos agentes na próxima semana (26/02 a 01/03)
Região Norte
São Judas Tadeu
Santa Cruz
Região Leste
Santa Cândida
São Sebastião
Região Nordeste
Grama
Granjas Bethânia
Região Sul
Santa Luzia
Região Oeste
São Pedro
Centro
Mariano Procópio
Democrata
Palestra nas escolas:
Segunda, 26: Escola Municipal Amélia Pires, Monte Castelo
Terça, 27: Escola Municipal Professor Paulo Rogério dos Santos, Monte Castelo
Quarta, 28: Escola Estadual Doutor Clemente Mariani, Carlos Chagas
Quinta, 29: Escola Municipal Henrique José de Souza, Cidade do Sol
Sexta, 1: Escola Estadual Professor Teodoro Coelho, Jóquei Clube I
Ferramenta de denúncias
Além de participar ativamente na prevenção contra as arboviroses, a população pode ajudar com denúncias anônimas sobre focos do Aedes aegypti em Juiz de Fora e região. O sistema tem como finalidade mapear as informações das doenças causadas pelo mosquito: dengue, zika, febre amarela e chikungunya.
O JF Contra o Aedes pode ser acessado em qualquer navegador. Ele roda em todas as plataformas: smartphones, tablets, notebooks e computadores. É um sistema em que as pessoas podem realizar denúncias de locais de criadouros do mosquito.
A população também pode auxiliar no combate por meio de denúncias de possíveis focos, através do WhatsApp, pelo número (32) 98432-4608, ou pelo e-mail dengue@pjf.mg.gov.br. Denúncias também podem ser feitas em qualquer um dos 11 postos do Departamento de Informação Geral e Atendimento (Diga) espalhados pelo município.