Um ciclone subtropical em alto-mar está causando impactos significativos nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, resultando em condições climáticas instáveis que devem persistir até a próxima semana. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de grande perigo nesta sexta-feira (16) devido à previsão de chuvas intensas nas capitais e regiões do Sudeste.

O ciclone, que se formou ao sudeste da cidade de Arraial do Cabo (RJ), está afetando áreas como o Norte, Sul e Centro Fluminense, a Região Metropolitana do Rio de Janeiro e o Vale do Paraíba Paulista.




Segundo a meteorologista Morgana Almeida, do Inmet, não há uma previsão exata sobre quando a estabilidade retornará à região. O tempo continuará instável pelo menos até o dia 22, com muitas nuvens e chuvas intermitentes. Embora períodos de sol possam ocorrer ocasionalmente, a instabilidade persistirá até que o ciclone se dissipe.

O aviso do Inmet, válido até às 10h desta sexta-feira, alerta para vários riscos, incluindo alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas. São esperadas chuvas com intensidade entre 30 e 60 mm/h, acompanhadas de ventos entre 60 e 100 km/h.




A previsão para o Rio de Janeiro indica chuva até sexta-feira, com temperaturas variando entre 23°C e 28°C. A partir de sábado, o tempo deverá ficar nublado, sem ocorrência de chuva, com temperaturas entre 22°C e 32°C. No domingo e segunda-feira, o céu permanecerá encoberto, com temperaturas oscilando entre 23°C e 29°C.

Em Juiz de Fora, a previsão para o fim de semana também é de instabilidade:

Sexta-feira: Chuva fraca, com temperaturas entre 18°C e 24°C.
Sábado: Muito nublado, sem chuva, com temperaturas entre 19°C e 26°C.
Domingo: Trovoadas fracas com chuva, temperaturas variando entre 19°C e 26°C.
Segunda-feira: Possibilidade de trovoadas dispersas, com temperaturas entre 19°C e 26°C.