Nesta sexta-feira, 1º de dezembro, data que marca o Dia Mundial de Combate à Aids, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) dá um importante passo nas estratégias de prevenção e autocuidado relacionados à Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). A partir desta sexta, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município passam a oferecer, também, a testagem rápida de ISTs como o HIV, sífilis, e hepatites B e C. A ampliação do oferecimento deste serviço é uma importante estratégia de prevenção, tratamento precoce e bloqueio na cadeia de transmissão.
Os testes rápidos são aqueles cuja execução, leitura e interpretação dos resultados são feitas em, no máximo, 30 minutos. Além disso, são de fácil execução e não necessitam de estrutura laboratorial.
Segundo a subsecretária de Atenção à Saúde, Juliane Caixeta, “a ampliação da testagem para as UBS’s promove o acesso rápido do usuário e o acompanhamento da equipe multiprofissional da Atenção Primária, em conjunto com a equipe de especialistas, para garantir o melhor tratamento e o melhor acompanhamento. Acreditamos que essa ampliação do acesso facilitará muito a vida dos usuários. A população terá seu direito garantido no sigilo do tratamento e na identificação dos casos. Os profissionais estão extremamente capacitados para a condução dos casos com o devido respeito à população”.
Como funciona a testagem
A testagem acontece em três etapas: pré-teste, testagem e pós-teste. No pré-teste os aconselhadores realizam entrevista, identificam as demandas e vulnerabilidades do usuário, orientando-o quanto às ISTs e possibilidades de prevenção, e definem os testes a serem realizados. A obtenção do resultado ocorre entre 15 e 30 minutos. No pós-teste são realizadas interpretações dos resultados, orientações pertinentes ao caso e encaminhamentos necessários. Cabe ressaltar que todo o processo de testagem é feito sob caráter confidencial, mantendo o sigilo das informações.
Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA)
Além do oferecimento dos testes rápidos gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde do município, a Secretaria de Saúde (SS) promove, também, a testagem para HIV, sífilis, hepatites B e C no Centro de Testagem e Aconselhamento, sem a necessidade de encaminhamento de nenhuma unidade de saúde. O serviço oferece aconselhamento e orientações, de acordo com as necessidades singulares de cada usuário, sobre a prevenção às infecções sexuais transmissíveis e Aids, buscando redução de riscos e danos.
Também é possível adquirir insumos de prevenção (gel lubrificante e preservativos feminino e masculino). Os serviços de intervenções biomédicas de prevenção, como as profilaxias pós-exposição (PEP) e pré-exposição (PrEP), também são oferecidos.
O Centro de Testagem e Aconselhamento funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e de 13h às 17h, no térreo do Centro de Vigilância em Saúde, localizado na Avenida dos Andradas, 523, Morro da Glória. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3690-7505.