Foto: PJF




O Parque Municipal da Prefeitura de Juiz de Fora recebeu mais de 25 mil pessoas no projeto de Visitas Guiadas. As visitas acontecem desde abril de 2022, e recebe escolas, instituições, turistas e visitantes espontâneos aos finais de semana e feriados.

O atendimento às instituições, que acontece de terça a sexta, recebeu 19.999 pessoas, de escolas da rede municipal, estadual e particulares, além de instituições e grupos de turistas. As Escolas Municipais foram as que mais visitaram o Parque, com 158 grupos e 8.805 pessoas atendidas. As visitas espontâneas, que acontecem aos finais de semana e feriados, atenderam 5.127 pessoas.




Para o coordenador de Turismo do Parque Municipal, Inácio Botto, “É uma alegria ver as escolas e instituições de Juiz de Fora, e de fora da cidade, participarem do projeto. Além de conhecerem as histórias e curiosidades do Parque, elas aproveitam todo esse espaço para brincar, jogar bola e se divertirem”.

O atendimento, em sua maioria, acontece por escolas e instituições de Juiz de Fora, sendo 23,7% da zona central, 18,6% da zona norte, 16% da zona nordeste, 11,5% das zonas leste, oeste e sul, e 7,1% da zona rural. O Parque também recebeu 35 grupos de outras cidades, como Rio de Janeiro, Matias Barbosa, Muriaé e Paraíba do Sul.




Em pesquisa realizada pela equipe do Parque Municipal as escolas e instituições afirmaram procurar o local para dias de lazer e convivência, além de abordar conteúdos vistos em sala de aula. Além disso, a pesquisa apontou que o público das visitas guiadas são, em sua maioria, crianças e adolescentes, principalmente do ensino fundamental I e II.

Funcionamento do projeto de Visitas Guiadas

O atendimento às instituições acontece de terça a sexta, em quatro horários: 8h30 e 9h, no período da manhã, e, no período da tarde, às 13h30 e 14h. Para agendar a Visita Guiada, é necessário ligar para o telefone (32) 3241-6532 / 3690-3655 ou entrar em contato pelo e-mail parquemunicipaljf@gmail.com.




Para agendar são necessárias as seguintes informações: Nome da instituição; Contato do responsável; e-mail; Quantidade de pessoas; Faixa etária do grupo; Número de acompanhantes (Professores, tutores e responsáveis em geral). Após a análise do perfil dos visitantes, é sugerido, pela equipe de turismo do Parque Municipal, qual roteiro trabalhar com o grupo.