Foto: PJF




De acordo com o Inmet, Juiz de Fora registrou rajadas de vento de 92,16 km/h durante a tempestade da tarde deste domingo (29). O pluviômetro que registrou maior volume de chuva foi o localizado no Bairro Milho Branco: 52,11mm, entre 18h e 1h da manhã.

Nenhuma ocorrência em função da chuva foi registrada pela Defesa Civil. O mês de outubro registra 302,8mm de chuva. Esse valor é 157,48% maior do que o esperado para o mês. Já é o terceiro maior volume de chuva da história, segundo dados do Inmet.




Ações emergenciais

A Guarda Municipal, desde o final da tarde de domingo, manteve uma equipe para monitorar o Córrego Humaitá no Bairro Industrial. O córrego saiu duas vezes da calha e não atingiu nenhuma casa. Segundo a PJF, ma manhã desta segunda-feira (30), a equipe do Demlurb realizou limpeza no Bairro Industrial. O serviço também foi feito em vias do Barão do Retiro.

Ainda durante a noite, o Demlurb atuou com raspagem e limpeza no bairro Marilândia. O mesmo serviço será realizado nesta segunda-feira (30), no Bairro Linhares. Nos dois locais, os danos na via foram fruto da movimentação de terra em obras. No Linhares, a obra é irregular e o responsável já foi autuado pelos fiscais de posturas da Sesmaur. O responsável pela obra no Marilândia também foi autuado e a obra está embargada até que sejam adotadas as medidas necessárias para contenção do carreamento de terra. 




A PJF priorizou a desobstrução de vias. Agentes de trânsito e a Guarda Municipal sinalizaram os locais afetados e orientaram moradores. A equipe da Empav recolheu árvores nas ruas: Vieira Pena (Mundo Novo); das Margaridas (Aeroporto); das Orquídeas (Aeroporto); e José Lourenço (São Pedro). Na Rua Guaçui (São Mateus), o serviço foi realizado pelo Corpo de Bombeiros. 

Já a Rua Florianópolis (Nova Califórnia) permaneceu interditada. O serviço de recolhimento será realizado nesta manhã após intervenção da Cemig, já que há contato com a rede elétrica.




Também na manhã desta segunda-feira, a Empav fará o recolhimento nas ruas: Luiz Stehling (Santa Luzia); Capitão Vanderley Nascimento (Recanto dos Lagos) e Antônio Ribeiro de Almeida (Linhares).