O bairro Benfica recebeu nesta sexta-feira, 1º de setembro, o tradicional “Desfile Cívico Zona Norte”, evento que abre as comemorações da Semana da Pátria. Com mais de 40 anos de tradição e parte do calendário oficial do município, participaram desta edição, nove escolas, entre particulares e públicas, além de escoteiros, Centro Cultural, Projeto Vida Ativa da Nexa e Guarda Municipal.
A prefeita Margarida Salomão esteve presente no desfile e elogiou o evento. “O desfile nos lembra da importância dessa tradição tão bonita de festejar o dia da Pátria com o desfile das crianças e com o desfile da comunidade. Mostra a retomada das atividades comunitárias, a retomada do encontro entre as pessoas e, por isso, nós estamos aqui para dar testemunho desse esforço tão bonito e que enche nosso coração de alegria”.
Aline Junqueira, secretária de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur), relembrou suas participações em desfiles anteriores e destacou o caráter de união que o evento traz para a comunidade. “O desfile cívico de Benfica é uma tradição de mais de 40 anos. Retomar essa tradição é emocionante porque eu mesma desfilei aqui na educação infantil e fundamental. Muitas escolas não desfilam no Centro, só aqui, pela dificuldade da distância. É uma oportunidade maravilhosa de mostrarem seus trabalhos, mobilizar comunidade e família”.
A presidente do bairro Benfica e organizadora do desfile, Fernanda Delgado, ressalta a alegria de fazer parte e participar do desfile, relembrando que ela própria desfilou em toda sua vida. Ela agradeceu às parcerias na organização, realizada “com a comunidade escolar, com a comunidade próxima e, principalmente, com a Prefeitura de Juiz de Fora em conjunto com a Associação de Moradores do Bairro Benfica”, destaca.
A diretora da Escola Municipal Professora, Dilamar Carvalho dos Santos, se alegra pela escola estar presente no desfile pela primeira vez. “Nós tínhamos a intenção de participar, uma vez que sabemos a importância de mostrar para a sociedade da Zona Norte que a comunidade do Miguel Marinho tem educação de qualidade, nós temos boa família, temos trabalhadores e projetos de esporte para formar cidadãos”.
O vereador Nilton Militão enfatiza que “quando nós vimos um desfile como esse, estamos relembrando o 7 de setembro, onde mostramos para nossos jovens, nossos alunos, nossas pessoas, a importância do civismo, do patriotismo e a importância de nós resgatarmos valores. Valores esses que são representados pelo Poder Executivo, pelo Poder Legislativo e Poder Judiciário”.
O vereador Vagner de Oliveira demonstra satisfação em estar no Desfile em Benfica, destacando que esta é uma forma de “ver a retomada do desfile que envolve a população. Quero parabenizar a prefeita, Margarida Salomão, pela retomada desses desfiles e que a gente possa sempre estar valorizando a nossa Pátria”, destaca.
Sobre o desfile
O desfile, que acontece desde a década de 80, teve como uma das fundadoras Maria Luíza Mendonça, conhecida como Tia Ziza, irmã de Regina Pereira. Com o crescimento da região ao longo dos anos, diversas escolas do entorno foram aderindo e, em 2007, o evento passou a integrar o calendário oficial do município.