Foto: PMMG




Minas Gerais apresentou resultados positivos no Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023. Segundo dados divulgados nesta semana pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o número de roubos totais no estado registrou queda superior a 3,5%, passando de 25.421 ocorrências em 2021 para 24.523 no ano passado. Da mesma forma, o roubo a estabelecimentos comerciais caiu de 3.685 para 3.325, uma retração acima de 9,7% na mesma base de comparação. 

O Código Penal  brasileiro define o roubo como a subtração de bens, mediante grave ameaça ou violência à pessoa. A pena para esse tipo de delito vai de quatro a dez anos, além de multa.




O estudo do FBSP, considerado o mais amplo retrato da segurança pública brasileira, apontou ainda queda acima de 1,5% nos roubos a transeuntes no território mineiro. As ocorrências passaram de 11.065 em 2021 para 10.945 no ano passado. Com retração mais modesta, na mesma base de comparação,  está o roubo de celulares, com a retração de 13.202 ocorrências para 12.943, superior a 1,96%.

O tenente-coronel Flávio Santiago, chefe do Centro de Jornalismo da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), avalia esse desempenho positivo em relação a Minas se deve, em parte, ao processo de desempenho operacional adotado pela corporação, que tem sido chancelado por especialistas de segurança pública de todo o Brasil e até do exterior.




“Alguns (gestores) vêm de fora do estado para conhecer nossa práxis aqui em relação ao controle estatístico. Nossos comandantes de unidades recebem, minuto a minuto, em tempo real, todas as situações que estão acontecendo naquelas unidades, podendo fazer intervenções pontuais e trabalhando num modelo de evidências, principalmente em relação ao crime violento”, conta.

O oficial lembra que esse tipo de crime afeta muito a sensação se segurança da população. “Um controle acirrado da PMMG, principalmente de autores contumazes do delito, mapeamento de pontos, rotas e segmentações de quadrilhas, contatos e redes, tudo faz uma diferença muito grande para que continuemos reduzindo a criminalidade violenta em nosso Estado”, enfatiza.




Além da atuação mais efetiva da PMMG, o Governo de Minas tem mantido o compromisso de reforçar e melhorar ainda mais a segurança pública, consolidando o estado como o mais seguro do Brasil, conforme balanço divulgado recentemente pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. 

Em fevereiro deste ano, por exemplo, o governador Romeu Zema convocou mais 1.497 novos profissionais aprovados no concurso público da PMMG. Um novo certame também foi anunciado, em março, com vagas para quase 3 mil soldados.




Fonte: Agência Minas