Foto: PJF




No dia 31 de maio, aniversário de 173 anos de Juiz de Fora, na Zona da Mata de Minas Gerais, a população da cidade e de todo o Brasil receberá um grande presente: a reabertura completa do Museu Mariano Procópio, que possui o segundo maior acervo do Brasil do Império, com aproximadamente 53 mil itens. O espaço estava fechado para reformas desde 2007 e vem funcionando parcialmente, com algumas galerias, desde o ano passado. 

A prefeita Margarida Salomão decidiu investir na reabertura do espaço, alocando recursos para a reforma da ordem de R$ 800 mil.  O acervo, que não é exposto ao público há mais de 15 anos, contém mobiliários e objetos da família imperial, obras de arte brasileiras e estrangeiras, um enorme acervo de história natural, documentos e fotografias. 




Símbolo da memória nacional, o Museu Mariano Procópio é considerado o primeiro museu de Minas Gerais, tendo completado seu centenário em 2021. O local foi aberto em 1915 como museu particular do colecionador Alfredo Ferreira Lage (1865-1944), mas só foi oficialmente inaugurado, com visitação pública, em 23 de junho de 1921. 

Reabertura da Villa Ferreira Lage

Último lugar a ser reaberto, neste mês, a Villa Ferreira Lage, ou Castelinho, como é popularmente conhecida, foi construída no ano de 1861 para receber o Imperador D. Pedro II e sua família em sua primeira visita à cidade de Juiz de Fora. Depois de quase 16 anos fechado, os visitantes poderão apreciar os ambientes da casa, que serão remontados com móveis e objetos originais da época em que a Villa foi construída, além de outros adquiridos ao longo dos anos por Alfredo Lage e sua família, entre eles, a sala de música. Lá, encontra-se um piano de cauda do século XIX, da marca Erard, instrumento musical da época em que a princesa Isabel frequentava o local.  




Além disso, poderão ser apreciados ambientes como o quarto de Alfredo Ferreira Lage, filho de Mariano Procópio e herdeiro da residência; a sala de jantar, local onde a família imperial fazia suas refeições em suas vindas à cidade, enquanto se hospedava na residência; a sala de leitura; a sala de chá, ambiente muito frequentado pelas mulheres da casa; e o escritório de Mariano Procópio, onde eram tratados todos os negócios do amigo próximo do Imperador.  

A visitação é gratuita para todos e todas e pode ser feita de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 16h e aos sábados e domingos das 10h30 às 16h.