A página do Instagram “Achandinhos_jf”, dedicada a compartilhar informações sobre Juiz de Fora, foi alvo de uma invasão por golpistas que estão utilizando o perfil para divulgar um conhecido esquema de pirâmide financeira, prometendo ganhos fáceis de dinheiro.

O método usado pelos criminosos para roubar a conta foi o phishing, uma técnica que se baseia no envio de mensagens fraudulentas, como e-mails ou mensagens instantâneas, para atrair as vítimas. Segundo o dfndr lab, laboratório especializado em cibersegurança da PSafe, mais de 150 milhões de brasileiros foram vítimas desse tipo de golpe apenas em 2021.




A plataforma recomenda seguir as orientações presentes na Central de Ajuda do Instagram para realizar a recuperação da conta.

Esse tipo de golpe não é novo, apenas migrou do meio físico para o virtual. O delegado Carlos Afonso Gonçalves da Silva, responsável pela Divisão de Crimes Cibernéticos do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais) de São Paulo, destacou que os criminosos se aproveitam da ganância das pessoas e oferecem prêmios e ganhos espetaculares pela internet, vendendo a ilusão de um enriquecimento fácil.




O crime cometido pelos golpistas é o de estelionato, previsto no artigo 171 do Código Penal, e pode resultar em pena de 1 a 5 anos de prisão, além de multa.

Para prevenir esse tipo de golpe, é recomendado desconfiar sempre de prêmios e propostas mirabolantes, além de fazer um boletim de ocorrência (BO) para iniciar a investigação. A polícia ressalta que não é necessário ir até a delegacia para registrar o BO, pois é possível fazê-lo pela internet.




%d blogueiros gostam disto: