Em celebração à Semana da Enfermagem, diversas instituições, incluindo o SAMU 192 – CISDESTE, o Sindicato dos Enfermeiros de Minas Gerais, o Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais, o Corpo de Bombeiros e a Prefeitura de Juiz de Fora, unirão esforços para realizar um treinamento simulado de atendimento a um acidente de trânsito com múltiplas vítimas. O exercício, que tem como objetivo aprimorar a integração e alinhar procedimentos entre as instituições de atendimento pré-hospitalar, ocorrerá no Terminal Rodoviário Miguel Mansur, localizado na Avenida Brasil 9501, bairro São Dimas.

Marcado para esta quarta-feira (10), o treinamento terá início às 09h00. A atividade envolverá uma simulação o mais próxima possível da realidade, contemplando situações frequentes em desastres com múltiplas vítimas, algumas delas em estado grave. A intenção é proporcionar uma experiência realística que sirva como base para discussões sobre novos protocolos de atendimento a vítimas de acidentes.




A organização do evento solicita a colaboração dos profissionais da imprensa na ampla divulgação prévia do treinamento, a fim de informar à população que se trata apenas de uma simulação. Dessa forma, busca-se evitar qualquer tipo de pânico ou alarme entre as pessoas que transitarem pelo Terminal Rodoviário.

O treinamento simulado representa uma oportunidade valiosa para fortalecer a capacidade de resposta das equipes de saúde diante de situações desafiadoras. A integração entre os profissionais envolvidos e a adoção de procedimentos eficientes são cruciais para garantir um atendimento rápido e eficaz às vítimas.