Na manhã desta terça-feira, 9, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) recebeu seis novos carros para renovação da frota de veículos da Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SSVS), vinculada à Secretaria de Saúde (SS). Os novos veículos chegam para fortalecer os trabalhos realizados pelo Centro de Controle de Zoonoses do município de Juiz de Fora, visando potencializar as ações dos Agentes de Combate à Endemia (ACE) no controle das arboviroses, como a Dengue, Zika e Chikungunya. A aquisição dos novos veículos foi possível graças a uma emenda parlamentar de 2016 da então deputada federal, Margarida Salomão.

Segundo a chefe do executivo municipal, “essa é uma emenda parlamentar da época em que eu era Deputada Federal que estamos recebendo agora quando eu já sou prefeita. Vocês vêem como é difícil liberar esses recursos. Mas isso não diminui a festa. São seis viaturas que nós temos aqui para combater a dengue, para combater todos os males e melhorar a qualidade da saúde da cidade.”




Já o secretário de saúde, Ivan Chebli, aponta a importância dos trabalhos de enfrentamento às arboviroses em Juiz de Fora, bem como os benefícios aos Agentes de Combate à Endemias com a chegada dos novos carros. “A população toda sabe da importância que é o enfrentamento dessas arboviroses que todo ano voltam com força. Além dos cuidados que as pessoas têm que ter no próprio domicílio, é importante que os Agentes de Combate à Endemia tenham condições de trabalho adequadas para ajudar as pessoas orientando, fazendo visitas e eliminando focos. É uma ação grandiosa que vai contemplar toda a nossa cidade.”

Jonathan Ferreira Tomaz, subsecretário de vigilância em saúde, também destaca a consolidação dos trabalhos de vigilância no município. “Esses veículos vêm fortalecer as ações de vigilância no município. Eles dão retaguarda e também são usados como ferramenta metodológica de trabalho”, pontua.




Nova ambulância

Dando prosseguimento aos investimentos na saúde do município, uma nova ambulância foi entregue à PJF também nesta terça-feira, 9. O veículo será cedido ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para aprimorar os atendimentos de urgência e emergência em Juiz de Fora. Os recursos para a aquisição da ambulância são oriundos de emenda parlamentar do deputado estadual Betão Cupolillo. “Esse é um veículo top para o Samu, que tivemos a oportunidade de trazer a partir de uma emenda parlamentar da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, junto com a prefeita Margarida Salomão. Foi importante para a saúde de Juiz de Fora.”

Segundo o secretário Executivo do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste (Cisdeste), Denys Arantes, “nós queremos muito agradecer a nobre indicação do Deputado Estadual Betão, em parceria com a prefeita Margarida Salomão. Em indicar, em doar um recurso de tamanha importância para o Samu 192. Esse é o nosso meio para que  possamos salvar vidas. Uma ambulância com certeza irá contribuir muito para que nós possamos trabalhar salvando vidas em Juiz de Fora.”




O secretário de Saúde, Ivan Chebli, destaca a agilidade dos serviços de urgência com a nova ambulância. “Ela melhora ainda mais o atendimento do Samu, pois essa nova viatura vai reduzir o tempo resposta, ou seja, o tempo entre a solicitação do pedido de socorro e a chegada efetiva da ambulância”. Também participou da cerimônia o vereador Juraci Scheffer.