Entre os estabelecimentos pesquisados, 49% registraram resultados positivos, com um aumento de até 30% no faturamento.
O Carnaval voltou a movimentar a cidade de Juiz de Fora depois de dois anos sem a festa devido à pandemia da Covid-19. De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) da Zona da Mata, o investimento de R$ 3 milhões feito pela Prefeitura de Juiz de Fora teve um impacto positivo na economia da cidade, aumentando a movimentação nos setores de bares, restaurantes e hotéis.
Entre os estabelecimentos pesquisados, 49% registraram resultados positivos, com um aumento de até 30% no faturamento do mês de fevereiro em relação ao mesmo período do ano passado. Já a rede hoteleira registrou uma média de 51% de ocupação no período de 18 a 21 de fevereiro, com destaque para o Solar Flat, César Park Hotel e Victory Business, que registraram 50% de ocupação.
A programação oficial de carnaval contou com mais de 80 blocos, desfiles competitivos das Escolas de Samba, após um intervalo de quatro anos, e o Circuito da Folia, que ofereceu shows gratuitos na Praça da Estação e na Passarela do Samba, na Avenida Brasil. A participação superou as expectativas em muitos casos, com boa adesão do público nos blocos.
Além das festividades relacionadas ao Carnaval, a cidade também ofereceu o “Circuito Fofo” (fora da folia), que propôs atividades não diretamente relacionadas à festa momesca, como atrações circenses, contação de histórias, exibição de filmes, música ao vivo e comercialização de cervejas artesanais. Os parques Halfeld e Municipal também receberam um número expressivo de visitantes, com mais de 5 mil pessoas no parque Municipal durante o período do Carnaval.
Com o sucesso da festa deste ano, a expectativa é que o Carnaval continue contribuindo para a economia da cidade nos próximos anos, trazendo mais turistas e movimentando os setores de bares, restaurantes e hotéis.