UBSs funcionarão de segunda à sexta-feira, de 7h às 20h, de forma ininterrupta.




A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), em compromisso assumido com a população, inicia nesta quarta-feira, 1º de fevereiro, o funcionamento estendido em nove Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Inicialmente, as unidades Bandeirantes, Linhares, Marumbi, Monte Castelo, Santa Cecília, Santa Cruz, Santa Luzia, Santo Antônio e Santos Dumont vão atender os seus usuários de referência de segunda à sexta-feira, de 7h às 20h, de forma ininterrupta.

No anúncio, a prefeita Margarida Salomão ressaltou a importância da extensão de horário. “Isso para nós significa o nosso grande compromisso com a saúde básica, que é um dos pilares do Sistema Único de Saúde (SUS). Ao fazer essa primeira etapa do processo de alargamento, estamos observando como funciona, vamos acompanhar e monitorar para poder aprender, e pretendemos ampliar para as outras 63 Unidades Básicas de Saúde”.




Para a extensão, foram contratados 27 novos servidores da área da saúde. Cada unidade contará com médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, recepcionista, porteiro e auxiliar de serviços gerais, além da equipe já presente na UBS que permanece em seu horário habitual. “13 horas de trabalho ininterrupto. Isso significa um atendimento de qualidade à saúde para 33 mil pessoas em Juiz de Fora. Isso é uma mudança importante”, reafirma a chefe do executivo municipal.

Serão realizados atendimentos médicos e de enfermagem, por demanda espontânea e agendamento, com foco na população trabalhadora coberta por essas unidades, que não tem condição de acessar a UBS durante seu horário normal de funcionamento. A vacinação permanece sendo ofertada de 8h às 10h30 e de 13h às 16h. Às quintas-feiras, as nove unidades param de 15h às 17h para a realização de reunião, e retornam o atendimento logo em seguida.




Conforme o secretário de Saúde, Ivan Chebli, este é “um sonho, como servidor público há 35 anos, acalentado há muito tempo. A ampliação do horário de atendimento é uma estratégia para aumentar a cobertura, fazer mais promoção à saúde, prevenção de doenças, evitar superlotação das unidades de Urgência e Emergência, atendendo oportunamente os pacientes”.

O presidente da Câmara Municipal, José Márcio Garotinho, apontou que está sendo atendida “uma demanda da população e da Câmara, por unanimidade. A gente precisa cada vez mais valorizar o nosso Sistema Único de Saúde. Quando se fala em realização de sonho, a gente vê a grandeza do que hoje está se propondo. São nove UBSs nas oito regiões da cidade”.

Também participaram do anúncio os vereadores Tiago Bonecão, Kátia Franco, Cida Oliveira, Laiz Perrut, Vagner de Oliveira e Nilton Militão.

Boas-vindas aos novos servidores

Na tarde desta terça-feira, 31, a prefeita também deu as boas vindas aos novos servidores contratados em reunião realizada no auditório da PJF. “Quero saudar as novas trabalhadoras e os novos trabalhadores que nós estamos integrando no grande conjunto de pessoal da PJF. Estamos acrescentando 27 pessoas, e elas são todas muito bem vindas. Contamos com a dedicação, o empenho e com a compreensão delas em relação a uma situação que é sempre muito desafiadora: o atendimento das pessoas perto dos lugares onde elas moram, que, na verdade, é uma concepção estrutural do SUS”.

Compareceram ao evento o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Regina Célia de Souza, os presidentes dos Conselhos locais de Saúde, e o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sinserpu), Francisco Carlos da Silva, e a ouvidora municipal de Saúde, Samantha Borchear.