A ampliação acontece para o melhor aproveitamento de lotes específicos da vacina recebidos pelo município.

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) continua a campanha de imunização contra a Covid-19 no município na segunda-feira, 16 de Janeiro.

Os imunizantes serão aplicados também no Departamento de Saúde da Mulher, Gestante, Criança e do Adolescente (DSMGCA), exclusivamente para crianças e adolescentes até 18 anos, e no Serviço de Saúde do Idoso (Sasi), exclusivamente para maiores de 60 anos. 

As crianças de seis meses a dois anos, 11 meses e 29 dias com comorbidades, e também as com três e quatro anos de idade, podem se vacinar com a segunda dose no Departamento de Saúde da Mulher, Gestante, Criança e do Adolescente (DSMGCA). Para otimizar o processo de vacinação do público com estas idades, está sendo realizado o pré-cadastramento para as crianças de seis meses a dois anos, 11 meses e 29 dias no site da Prefeitura de Juiz de Fora. Confira os locais e horários de vacinação abaixo.

Nas unidades de saúde também acontece a vacinação contra a meningite para os jovens de 16 a 30 anos; os trabalhadores da educação superior e de escolas técnicas acima dos 16 anos de idade; os profissionais de saúde com 16 anos de idade ou mais; e os estudantes universitários, sem limite de idade.

As vacinas de rotina, aplicadas nos mesmos locais, podem ser recebidas por estes públicos conjuntamente com os imunizantes contra a Covid-19 sem qualquer tipo de problema.

A Secretaria de Saúde (SS) destaca a importância do recebimento da vacina de reforço e pede para que todos aqueles que receberam a 2ª dose há pelo menos quatro meses procurem um posto de vacinação para aumentar sua proteção contra o vírus.

As segundas doses dos imunizantes AstraZeneca, Coronavac, Janssen e Pfizer, além das vacinas de reforço, são disponibilizadas de forma contínua. A 2ª dose da Janssen é destinada a todas as pessoas que receberam a primeira dose desse imunizante há dois meses ou data anterior. Já o intervalo entre 1ª e 2ª aplicação da AstraZeneca é de oito semanas; da Coronavac é de 28 dias; e da Pfizer, de 21 dias. O intervalo da 2ª dose para a aplicação da vacina de reforço é de quatro meses, assim como o intervalo entre doses de reforço seguintes.

A lista com todos os endereços e horários de funcionamento dos locais de vacinação destinados a cada um dos públicos está disponível no fim deste texto.

A pasta explica que as doses de reforço, ou terceiras doses, para o público geral são apenas para os maiores de 12 anos. Não há recomendação de reforço para as crianças com idades entre seis meses de idade e 11 anos, que recebem apenas as duas doses contra o coronavírus. A dose de reforço só é aplicada para estas pessoas caso elas sejam imunossuprimidas.

Até o momento, a quarta dose não está liberada para a população geral, sendo recomendada apenas para pessoas com imunossupressão e pessoas com 18 anos ou mais de idade. Imunossuprimidos com 18 anos ou mais também recebem uma quinta dose.

Pessoas na faixa etária entre 18 e 39 anos, que receberam a dose única e o reforço do imunizante Janssen, poderão tomar o segundo reforço quatro meses após o primeiro com qualquer outro imunizante. Já para pessoas com 18 anos ou mais de idade ou imunossuprimidos, o terceiro reforço, com qualquer outro imunizante, deve ser aplicado quatro meses após o segundo reforço. Imunossuprimidos de 18 anos ou mais também recebem uma quinta dose.


Documentação

Aqueles que forem receber a primeira dose da vacina devem apresentar  originais e cópias de documento de identificação com foto (como documento de identidade (RG) ou carteira de motorista) e o CPF, caso o número do mesmo não conste na identidade, além da ficha de vacinação impressa e preenchida. As crianças, pré-adolescentes e adolescentes que não tiverem o documento de identidade podem apresentar a certidão de nascimento. A PJF pede que seja levada uma cópia do comprovante de residência no nome dos pais ou responsável com endereço em Juiz de Fora. As crianças com comorbidades ou imunossuprimidas, além destes documentos, devem apresentar um laudo ou atestado médico datado de, no máximo, 12 meses, comprovando a condição.

As pessoas que vão receber a D2 ou a dose de reforço precisam apresentar apenas a ficha de vacinação, o cartão de vacina e um documento de identificação com foto, enquanto os imunossuprimidos, além destes documentos, devem apresentar um laudo ou atestado médico datado de, no máximo, 12 meses, comprovando a condição. Este público pode buscar pela dose de reforço a partir de 28 dias do recebimento da 2ª dose. Não é necessária a apresentação de comprovante de residência.

Reforçamos o pedido para todos que serão vacinados levarem, impressa e preenchida, a Ficha de Vacinação, cujo modelo está disponível aqui; isso facilita no momento da triagem e agiliza o processo de vacinação.


Segundas doses (adultos)
 
 

AstraZeneca – A aplicação da segunda dose de AstraZeneca segue a data descrita no cartão de vacina. Portanto, recebem a D2 todos aqueles com retorno agendado para o dia 16 de janeiro ou data anterior.
 

Coronavac – A aplicação da segunda dose do imunizante Coronavac segue a data descrita no cartão de vacina. Recebem a D2 todos aqueles com retorno agendado para o dia 16 de janeiro ou data anterior.
 

Janssen – As segundas doses do imunizante Janssen são destinadas às pessoas que receberam a primeira dose desta vacina no dia 16 de novembro, ou seja, dois meses após a vacina de dose única.
 

Pfizer – Quem recebeu a primeira dose da Pfizer no dia 25 de dezembro ou antes pode procurar um dos postos de imunização para receber a segunda.


Doses de reforço (adultos)

As doses de reforço, ou terceira dose, são destinadas às pessoas a partir de 12 anos que receberam a segunda dose há quatro meses ou mais. Os intervalos entre as doses de reforço são de quatro meses.

Recebem também o segundo reforço, ou quarta dose, pessoas com 18 anos ou mais e imunossuprimidos, com 12 anos ou mais. O terceiro reforço, ou quinta dose, é voltado para pessoas de 18 anos ou mais com imunossupressão.

Jovens de 12 a 18 anos também recebem os imunizantes no Departamento de Saúde da Mulher, Gestante, Criança e do Adolescente (DSMGCA).


Para as crianças


Seguindo recomendações dos órgãos competentes, as crianças que forem se vacinar contra a Covid-19 podem receber concomitantemente os imunizantes de rotina.

Pedimos aos pais e responsáveis que levem, impressa e preenchida, a Ficha de Vacinação das crianças, cujo modelo está disponível aqui; isso facilita no momento da triagem e agiliza o processo de vacinação.


Confira o calendário de vacinação contra a Covid-19 de segunda-feira, 16 de janeiro:
  
 

Segundas doses para as crianças entre 6 meses e 2 anos, 11 meses e 29 dias com comorbidades

DSMGCA de 8h às 15h.

Segundas doses para crianças de 3 e 4 anos

DSMGCA de 8h às 15h

Primeiras e segundas doses de todas as pessoas maiores de 5 anos de idade

UBSs de 8h às 10h30 e de 13h às 16h

Primeiras e segundas doses de todas as pessoas de 5 anos até 18 anos

UBSs de 8h às 10h30 e de 13h às 16h, DSMGCA de 8h às 15h.

Vacinação para maiores de 60 anos

UBSs de 8h às 10h30 e de 13h às 16h, Sasi de 8h às 16h.

Vacinação de reforço para pessoas com 12 anos ou mais que receberam a segunda dose há 4 meses ou antes

UBSs de 8h às 10h30 e de 13h às 16h.

Vacinação de reforço para imunossuprimidos que receberam a segunda dose há pelo menos 28 dias

UBSs de 8h às 10h30 e de 13h às 16h.

Vacinação de reforço para pessoas com 18 anos ou mais que receberam a terceira dose há 4 meses ou antes

UBSs de 8h às 10h30 e de 13h às 16h.

Vacinação de reforço para imunossuprimidos que receberam a terceira dose há 4 meses ou antes

UBSs de 8h às 10h30 e de 13h às 16h.

Vacinação de reforço para imunossuprimidos que receberam a quarta dose há 4 meses ou antes

UBSs de 8h às 10h30 e de 13h às 16h.


Endereços dos locais de vacinação  
 

Serviço de Saúde do Idoso (Sasi) – exclusivamente para pessoas com 60 anos ou mais – das 8h às 16h

Rua Batista de Oliveira 943, bairro Granbery.

Departamento de Saúde da Mulher, Gestante, Criança e do Adolescente (DSMGCA) – exclusivamente para crianças e adolescentes (seis meses a menores de três anos com comorbidades e de 3 a 18 anos) – das 8h às 15h (vacinação contra Covid) e das 8h às 14h (vacinação meningite e demais vacinas de rotina)

Rua São Sebastião, 772/776, Centro

UBSs que vacinam maiores de 5 anos de 8h às 10h30 e de 13h às 16h (quintas, de 8h às 10h30 e de 13h às 14h30):
 

1. UBS Benfica

2. UBS Centro Sul

3. UBS Milho Branco

4. UBS Monte Castelo

5. UBS Nossa Senhora Aparecida

6. UBS Nossa Senhora das Graças 

7. UBS Progresso 

8. UBS Bandeirantes

9. UBS Furtado de Menezes

10. UBS Santa Luzia 

11. UBS São Pedro 

12. UBS Santos Dumont

13. UBS Teixeiras

14. UBS Santo Antonio

15. UBS Grama

16. UBS Alto Grajaú

17. UBS Barreira do Triunfo

18. UBS Borboleta

19. UBS Cidade do Sol

20. UBS Cruzeiro do Sul

21. UBS Dom Bosco

22. UBS Esplanada

23. UBS Filgueiras

24. UBS Granjas Bethania

25. UBS Bairro Industrial

26. UBS Ipiranga

27. UBS Jardim da Lua

28. UBS Jardim Esperança

29. UBS Jardim Natal

30. UBS Jóquei Clube I

31. UBS Jóquei Clube II

32. UBS Humaitá

33. UBS Marumbi

34. UBS Nossa Senhora de Lourdes

35. UBS Nova Era

36. UBS Parque Guarani

37. UBS Retiro

38. UBS Santa Cecília

39. UBS Santa Cruz

40. UBS Santa Efigênia

41. UBS Santa Rita

42. UBS São Judas Tadeu

43. UBS Vila Esperança

44. UBS Vila Olavo Costa

45. UBS Sarandira

46. UBS Igrejinha

47. UBS Toledos 

48. UBS Valadares

49. UBS Caeté

50. UBS Chapéu D’Uvas 

51. UBS Dias Tavares

52. UBS Penido

53. UBS Rosário

54. UBS Monte Verde

55. UBS Torreões

56. UBS Pirapetinga

57. UBS Paula Lima

58. Volante (Privilégio, Pires, Buieié, Palmital e Jacutinga)

59. UBS Linhares