População participou de quase 30 Audiências Públicas para definir os rumos da cidade.

A Câmara Municipal, em 2022, teve muito trabalho para fazer com que Juiz de Fora volte gradativamente à normalidade após a crise provocada pela pandemia. Foi um ano de inovações em leis e adequações em normas antigas para que a cidade esteja apta ao presente em constante transformações e preparada para o futuro. Os vereadores e vereadoras da cidade trabalharam muito em mais de 120 reuniões no Plenário, sobretudo, para garantir o retorno do crescimento econômico de Juiz de Fora, a geração de emprego e renda, e a qualidade de vida dos cidadãos.

Em 2022, o Parlamento Municipal deliberou e aprovou 179 projetos de lei, 3 emendas à Lei Orgânica, 6 projetos de resolução, 21 projetos complementares, 35 Mensagens do Executivo e 56 Representações. Além disso, seus membros participaram ativamente da zeladoria da cidade com 13.786 Requerimentos e 277 Pedidos de Informação. Tais ações foram resultado dos trabalhos dos vereadores em 120 Reuniões Ordinárias, 48 Reuniões Extraordinárias e 27 Audiências Públicas. 

Para além dos trabalhos legislativos, a Câmara também teve uma grande atuação no âmbito administrativo, que permitiu ampliação dos espaços e melhoria dos atendimentos à população com serviços de identidade, orientação jurídica, auxílio para organização financeira, amparo na garantia dos direitos do consumidor e outros, como apoio a mulheres vítimas de violência e a pessoas que necessitam de suporte em prevenção ao autoextermínio.

Neste ano, o Plenário passou por obras substanciais com a reforma do piso e do telhado e troca dos condicionadores de ar para garantir mais conforto aos cidadãos que participam das Reuniões Ordinárias e Audiências Públicas. Além disso, houve a remodelação dos banheiros próximos ao Plenário e a conclusão das obras do Plenarinho. 

Biênio 2021-2022

Chega ao fim o mandato da Mesa Diretora (biênio 2021-2022). Os vereadores Juraci Scheffer (PT), presidente; Dr. Antônio Aguiar (UNIÃO), 1º vice-presidente; Nilton Militão (PSD), 2º vice-presidente; Cido Reis (REDE), 1º secretário; e Zé Márcio Garotinho (PV), 2º secretário encerram seus trabalhos em 2022 depois de dois anos de intensa atividade parlamentar. Durante a gestão foram, no total, 324 projetos de lei, 37 projetos de lei complementar, 12 projetos de resolução, 7 emendas à Lei Orgânica, 88 Mensagens do Executivo, 240 Reuniões Ordinárias, 78 Reuniões Extraordinárias e 71 Audiências Públicas. 

A partir do próximo dia 2 de janeiro, a Mesa Diretora eleita assume os comandos. Zé Márcio Garotinho (PV), presidente; Nilton Militão (PSD), 1º vice-presidente; Pardal (UNIÃO), 2º vice-presidente; Marlon Siqueira (PP), 1º secretário; Protetora Kátia Franco (REDE), 2ª secretária.