Skip to content

JF Informa

Você sempre muito bem informado!

Primary Menu
  • Início
  • Horários dos ônibus
  • Contato
  • Loja
    • Consultoria
    • Treinamentos
    • Marketing
    • Anúncios
    • Pedidos
    • Carrinho
  • Anuncie aqui
Grupo de Whatsapp
  • Saúde

Vacinação contra a Covid-19, meningite e influenza ocorre neste Sábado em Juiz de Fora

JF Informa 18 de novembro de 2022

Compartilhe:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
vacina

Foto: Reprodução

-Continua após a publicidade-

Neste sábado, 19, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realiza vacinação no Centro de Vigilância em Saúde, localizado na Av. Dos Andradas, 523, no Centro, de 8h às 13h. Além das vacinas contra a Covid-19 e Influenza para todos os públicos disponíveis, também serão aplicados os imunizantes de rotina para as crianças e adolescentes até 14 anos, 11 meses e 29 dias, previstos no Programa Nacional de Imunizações (PNI). Também acontece a vacinação contra a meningite para os jovens de 16 a 30 anos; os trabalhadores da educação superior e de escolas técnicas acima dos 16 anos de idade; os profissionais de saúde com 16 anos de idade ou mais; e os estudantes universitários, sem limite de idade.

A vacina contra a Influenza é voltada para toda a população a partir de seis meses de idade. As doses para estes públicos podem ser tomadas simultaneamente com a vacina contra a Covid. A SS destaca a importância do recebimento da vacina de reforço e pede para que todos aqueles que receberam a 2ª dose há pelo menos quatro meses procurem um posto de vacinação para aumentar sua proteção contra o vírus.

Os pais e responsáveis devem levar o cartão vacinal da criança. Com o intuito de atualizar o cartão vacinal das crianças e dos adolescentes até 14 anos, 11 meses e 29 dias, será realizada a vacinação de rotina com a aplicação de diversos imunizantes. Reforçamos que todas as vacinas de rotina podem ser recebidas conjuntamente com os imunizantes contra a Covid-19 e Influenza sem qualquer tipo de problema.

-Continua após a publicidade-

As segundas doses dos imunizantes AstraZeneca, Coronavac, Janssen e Pfizer, além das vacinas de reforço, são disponibilizadas de forma contínua. A 2ª dose da Janssen é destinada a todas as pessoas que receberam a primeira dose desse imunizante há dois meses ou data anterior.  Já o intervalo entre 1ª e 2ª aplicação da AstraZeneca é de oito semanas; da Coronavac é de 28 dias; e da Pfizer, de 21 dias. O intervalo da 2ª dose para a aplicação da vacina de reforço é de quatro meses.

A pasta explica que as doses de reforço, ou terceiras doses, para o público geral são apenas para os maiores de 12 anos. Não há recomendação de reforço para as crianças, com idades entre 3 e 11 anos, que recebem apenas as duas doses contra o coronavírus. A dose de reforço só é aplicada para estas pessoas caso elas sejam imunossuprimidas.

Até o momento, a quarta dose não está liberada para a população geral, sendo recomendada apenas para pessoas com imunossupressão e pessoas com 18 anos ou mais de idade. Imunossuprimidos com 18 anos ou mais também recebem uma quinta dose.

-Continua após a publicidade-

Pessoas na faixa etária entre 18 e 39 anos, que receberam a dose única e o reforço do imunizante Janssen, poderão tomar o segundo reforço quatro meses após o primeiro com qualquer outro imunizante. Já para pessoas com 18 anos ou mais de idade ou imunossuprimidos, o terceiro reforço do imunizante, com qualquer outro imunizante, deve ser aplicado quatro meses após o segundo reforço. Imunossuprimidos de 18 anos ou mais também recebem uma quinta dose.

Segundas doses (adultos)

AstraZeneca – A aplicação da segunda dose de AstraZeneca segue a data descrita no cartão de vacina. Portanto, recebem a D2 todos aqueles com retorno agendado para o dia 19 de novembro ou data anterior.

Coronavac – A aplicação da segunda dose do imunizante Coronavac segue a data descrita no cartão de vacina. Recebem a D2 todos aqueles com retorno agendado para o dia 19 de novembro ou data anterior.

-Continua após a publicidade-

Janssen – As segundas doses do imunizante Janssen são destinadas às pessoas que receberam a primeira dose desta vacina no dia 19 de setembro, ou seja, dois meses após a vacina de dose única.

Pfizer – Quem recebeu a primeira dose da Pfizer no dia 28 de outubro ou antes pode procurar o posto de imunização para receber a segunda.

Doses de reforço (adultos)

As doses de reforço, ou terceira dose, são destinadas às pessoas a partir de 12 anos que receberam a segunda dose há quatro meses ou mais. Os intervalos entre as doses de reforço são de quatro meses. Recebem também o segundo reforço, ou quarta dose, pessoas com 18 anos ou mais e imunossuprimidos, com 12 anos ou mais. O terceiro reforço, ou quinta dose, é voltado para pessoas de 18 anos ou mais com imunossupressão.

-Continua após a publicidade-

Para as crianças

Pedimos aos pais e responsáveis que levem, impressa e preenchida, a Ficha de Vacinação das crianças, cujo modelo está disponível aqui, isso facilita no momento da triagem e agiliza o processo de vacinação.

Vacinas contra a Influenza

As vacinas contra a Influenza são voltadas para toda população acima dos seis meses de idade. A vacina contra a Influenza pode ser recebida conjuntamente com os imunizantes contra a Covid-19 e outras vacinas sem qualquer tipo de problema.  Para receber a vacina contra a Influenza, as pessoas devem ir até um dos pontos de vacinação e apresentar um documento original com foto, como carteira de motorista ou documento de identidade (RG).

Para se imunizar, é necessário levar documento de identificação original com foto. Para a imunização das crianças, é necessária, além da presença de um responsável, a apresentação de um documento original, juntamente com o cartão de vacina.

-Continua após a publicidade-

Rotina

Para se vacinar, as crianças devem estar na presença dos pais ou responsáveis. É necessário apresentar documento de identificação com foto, cartão SUS ou Certidão de Nascimento, além da caderneta de vacinação, para que seja avaliada também a necessidade da aplicação de outras vacinas.

Vacina contra a meningite

A vacina meningocócica C (Conjugada) faz parte do Calendário Nacional de Vacinação e é recomendada aos 3 e 5 meses de vida, com reforço ao primeiro ano de idade. Além disso, também está disponível para adolescentes de 11 e 14 anos.

A meningite meningocócica é causada pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo) e se caracteriza por ser uma infecção das membranas que recobrem o cérebro. A vacinação é a principal maneira de prevenir a doença. 

-Continua após a publicidade-

Serão vacinados com o imunizante Meningocócica C os jovens de 16 a 30 anos; os trabalhadores da educação superior e de escolas técnicas acima dos 16 anos de idade; os profissionais de saúde com 16 anos de idade ou mais; e os estudantes universitários, sem limite de idade. Para se imunizar, é necessário levar documento de identificação original com foto.

Curtir isso:

Curtir Carregando...
-Continua após a publicidade-
-Continua após a publicidade-

Post navigation

Previous: Suspeitos de financiar manifestações contra eleições terão contas bloqueadas
Next: Ministério Público denuncia sete militares por abordagem no Vila Esperança

relacionado

Anvisa proíbe azeite e suspende lote de doce de leite e sal grosso no Brasil
  • Saúde

Anvisa proíbe azeite e suspende lote de doce de leite e sal grosso no Brasil

Davi Dias 23 de janeiro de 2026
Imagem Ilustrativa Suplemento - Pexels
  • Saúde

Anvisa suspende suplementos de duas marcas e determina recolhimento de produtos

João G. 22 de janeiro de 2026
vacina
  • Saúde

Juiz de Fora recebe ações para prevenção da febre amarela

João G. 20 de janeiro de 2026
JF Informa - 2025 © Todos direitos reservados aos autores! | MoreNews by AF themes.
%d