Estamos vencendo a luta contra a Covid-19, mas precisamos seguir atentos e vacinados. Nesse sentido, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) inicia nesta sexta-feira, 19, a aplicação da quarta dose para as pessoas com 18 anos ou mais. Quem recebeu a D3 há mais de quatro meses já pode buscar pela sua vacina.
 

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS)  do município, de 8h às 10h30 e de 13h às 16h, de segunda a sexta-feira, estão vacinando contra a Covid-19. Na quinta-feira, as UBSs funcionam de 8h às 10h30 e de 13h às 14h30. Os imunizantes são aplicados também no Serviço de Saúde do Idoso (Sasi), para pessoas acima dos 12 anos, das 8h às 16h
 




Segundo a prefeita Margarida Salomão, “em Juiz de Fora estamos em uma ótima situação de controle da pandemia graças ao sucesso da vacinação. Então, é necessário que todo mundo participe. Estamos podendo ter o uso facultativo das máscaras, obrigatório só nos equipamentos de saúde, exatamente porque conseguimos enfrentar muito bem a pandemia com a vacinação”.
 

Também recebem a aplicação de uma segunda dose de reforço os imunossuprimidos, após quatro meses da aplicação da D3. A vacina contra a Influenza, aplicada para o público geral nos mesmos locais, pode ser recebida por estes públicos conjuntamente com os imunizantes contra a Covid-19 sem qualquer tipo de problema. 
 




A vacina a ser utilizada para a dose de reforço deverá ser, preferencialmente, da plataforma de RNA mensageiro (Comirnaty/Pfizer) ou, de maneira alternativa, vacina de vetor viral (Janssen ou AstraZeneca), podendo o município utilizar esses imunizantes conforme a disponibilidade no seu território. Esse padrão vale para todas as vacinas aplicadas.
 

As pessoas que vão receber a dose de reforço precisam apresentar apenas a ficha de vacinação, o cartão de vacina e um documento de identificação com foto, enquanto os imunossuprimidos, além destes documentos, devem apresentar um laudo ou atestado médico datado de, no máximo, 12 meses, comprovando a condição. Este público pode buscar pela dose de reforço a partir de 28 dias do recebimento da 2ª dose. Não é necessária a apresentação de comprovante de residência.
 




Reforçamos o pedido para todos que serão vacinados levarem, impressa e preenchida, a Ficha de Vacinação, cujo modelo está disponível aqui, isso facilita no momento da triagem e agiliza o processo de vacinação.
 

Confira o vídeo da prefeita Margarida Salomão: