Foi apresentado no 7º Período Legislativo da Câmara Municipal o projeto de lei que busca declarar os torneios leiteiros como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial de Juiz de Fora.

Juiz de Fora poderá ganhar mais eventos a serem declarados como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial. Tendo em vista o fomento e a valorização da cultura local, está tramitando o projeto de lei que pretende transformar os torneios leiteiros, de dez bairros e distritos da cidade, em patrimônio imaterial. O Projeto de Lei 143 foi apresentado durante o sétimo Período Legislativo da Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF).




O meio rural do município possui em sua grande parte a economia voltada à pecuária leiteira, por isso a proposta sugere que os seguintes torneios se transformem em patrimônio da cidade: Filgueiras; Humaitá de Minas; Igrejinha; Penido; Pirapetinga; Pires; Rosário de Minas; Sarandira; Torreões e Vila Almeida. O torneio leiteiro é um tipo de competição que tem como objetivo divulgar o potencial produtivo dos animais e apresentar às pessoas a origem do leite que chega às suas mesas, evidenciando a aptidão e o potencial genético de um animal, segundo o projeto.

Considerando a história rural do município, o projeto solicita ainda a inclusão dos tradicionais torneios no Calendário Oficial de eventos, tendo em vista que o município deve celebrar datas comemorativas de reconhecido interesse público. O texto estabelece também como justificativa que “os torneios fazem parte do contexto sociocultural há mais de 30 anos, e tem o objetivo de celebrar e divulgar a produção agropecuária, estimular o comércio local de alimentos, bebidas e produtos agropecuários, ou seja, fomentando assim a economia local”.




Acompanhe a tramitação do Projeto de Lei 143/2022 aqui.