O uso do equipamento ainda era obrigatório no transporte público, escolas e unidades de saúde.

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) publicará nesta terça-feira, 17, decreto estabelecendo o encerramento do Juiz Fora Viva, a revogação das notas técnicas do programa municipal de enfrentamento à pandemia, e o fim da situação de emergência em saúde pública em decorrência da infecção humana pelo Coronavirus em Juiz de Fora. O Comitê Juiz de Fora Viva continua em funcionamento para monitoramento constante do cenário epidemiológico de Juiz de Fora,  sob coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (Sedic), com participação da Secretaria do Governo (SG), da Secretaria de Sustentabilidade, Meio Ambiente e Atividades Urbanas de Juiz de Fora (Sesmaur), as Secretaria de Saúde (SS), da Secretaria de Turismo (Setur) e da Agência de Proteção e Defesa do Consumidor de Juiz de Fora (Procon/JF).




O fim do programa, lançado em setembro de 2021, considera a alta cobertura vacinal no município de Juiz de Fora;  a melhora no cenário epidemiológico, com tendência de queda e estabilidade de todos os indicadores de monitoramento da pandemia; e as baixas taxas de ocupação de leitos de UTI e enfermaria para pacientes de Covid.

Uso de máscaras




Com o fim do programa e revogação das notas técnicas, as atividades econômicas estão liberadas em sua totalidade. O uso de máscaras de proteção também torna-se facultativo em qualquer espaço, incluindo transporte, elevadores e estabelecimentos de saúde.

“A Prefeitura mantém a recomendação da utilização das máscaras por pessoas sintomáticas ou potencialmente em contato com transmissores; com sintomas de resfriado e gripe; profissionais de saúde e atendimento ao público; indivíduos não vacinados contra a Covid-19 ou que receberam imunização incompleta (menos de três doses); e imunossuprimidos”, explica o secretário da Sedic, Ignacio Delgado.