O alistamento é obrigatório para jovens que irão completar 18 anos este ano.
A Junta do Serviço Militar de Juiz de Fora está fazendo um chamado aos jovens do sexo masculino, que completam 18 anos até 31 de dezembro de 2022, para fazer o alistamento militar. De acordo com o órgão, a procura pelo alistamento este ano está abaixo do esperado. Em média, 4300 jovens são inscritos por ano. No entanto, até o momento, apenas 2590 realizaram o processo, pouco mais que 60% do público alvo. O prazo para o alistamento se encerra no próximo dia 30 de junho.
Para se alistar, o jovem pode procurar o atendimento da Junta Militar, que funciona na sede da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc), à Avenida Sete de Setembro, 768, no bairro Costa Carvalho, de terça a sexta-feira, de 8h às 12h e das 13h às 17h. O alistamento também pode ser feito pela internet, acessando este link.
No caso do alistamento online, o secretário da Junta Militar de Juiz de Fora, Antonio Passarela, lembra que o procedimento acontece em dois passos. “Primeiro, o jovem precisa fazer um cadastro na plataforma gov.br, depois é que ele efetivamente, irá fazer o alistamento”. Ele observa que, em alguns casos, o jovem faz apenas o cadastro, achando ter concluído a etapa, quando sequer chegou a se alistar.
Tanto na modalidade online, quanto na presencial, é preciso estar com CPF, carteira de identidade ou carteira de trabalho, comprovante de endereço com CEP, e-mail e telefone em mãos.